28.3 C
Araçatuba
sábado, junho 25, 2022

Polícia Ambiental desenvolve atividades em comemoração à Semana do Meio Ambiente

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Para marcar a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental realizará diversas atividades de conscientização e preservação durante o período de 2 a 5 de junho de 2022, com o objetivo de desenvolver ações de policiamento ambiental, mediante planejamento próprio, voltadas a combater infrações ambientais e promover ações ligadas a restauração ecológica. Entre as ações, estão previstas palestras na rede estadual de ensino, com atividades de plantio de mudas e restauração ecológica de áreas especialmente protegidas em todo o Estado de São Paulo.

Como parte das ações alusivas à data, se destaca a “Operação Semana do Meio Ambiente”, com o emprego de seus cinco Batalhões operacionais, em todo o Estado de São Paulo. Os policiais militares ambientais intensificarão as ações do policiamento ambiental voltadas à proteção dos recursos naturais (prevenção às queimadas, pesca predatória, desmatamento, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma) e também farão vistoria nos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA), em áreas com relevância ambiental, principalmente de mananciais, já autuadas pelo policiamento ambiental, onde os responsáveis se prontificaram administrativamente a recuperar o dano causado ao meio ambiente. Sendo uma das formas da Polícia Militar Ambiental colaborar com a preservação dos recursos hídricos.

No sábado (4), será realizada uma transmissão na página oficial da Polícia Militar Ambiental no Facebook (fb.com/PMAmbientalSP) com o tema “Combate e Prevenção de Incêndios Florestais: Ações de enfrentamento ao aquecimento global antropogênico”.

 

HISTÓRIA

“Neste ano, completam-se os 50 anos da Conferência de Estocolmo, que designou o dia 5 de junho como Dia Mundial do Meio Ambiente. Com o tema “Uma Só Terra”, a celebração destaca a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza, promovendo transformações, a partir de políticas públicas e das escolhas individuais, rumo a estilos de vida menos poluentes e mais sustentáveis. “Uma Só Terra” foi o lema da Conferência de Estocolmo de 1972, e 50 anos depois, ainda é de grande importância – o Planeta Terra é único e proteger seus recursos naturais e garantir o meio ambiente sustentável para as presentes e futuras gerações está na missão primordial da Polícia Militar Ambiental, solidária a toda a humanidade”, diz nota da Polícia Ambiental.

 

 

Ultimas Noticias