24 C
Araçatuba
sábado, agosto 13, 2022

Piracema, Qualidade de Vida e Saúde.

PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

 

A Piracema compreende o período em que ocorre o deslocamento de cardumes de determinadas espécies de peixes, em várias regiões do mundo, a fim de buscar um local adequado e seguro para desova e alimentação, desse modo garantindo a continuação da espécie. A palavra tem origem tupi e significa “subida do peixe”.

As cabeceiras dos rios são os locais mais adequados para a desova, pois os ovos estão mais protegidos de predadores, sendo estes os locais de preferência para onde os peixes de piracema migram. O esforço desprendido na migração rio acima, em busca das cabeceiras, compreende vencer a força da correnteza, das cachoeiras e as escadas de peixes instaladas nas barragens, além de outros obstáculos, logo tornando a migração muito exaustiva.

Algumas espécies chegam a nadar centenas de quilômetros, sendo que nestes deslocamentos ocorre a liberação de hormônios que agem no amadurecimento dos óvulos e espermatozoides, preparando assim para o fenômeno da reprodução. Após a fecundação a correnteza arrasta os ovos para aguas mais calmas, os quais crescem até se transformarem em alevinos. Estes retornam rio abaixo em busca de lagoas marginais ou de ribeirões, onde encontrarão alimentos em abundância e abrigos.

Durante a Piracema a pesca fica proibida, justamente para defender os cardumes de serem capturados de forma predatória, o que pode refletir em uma grande diminuição da população de determinada espécie, a ponto de prejudicar, o meio ambiente e as pessoas que retiram do peixe o seu sustento ou o próprio alimento.

Por esta síntese percebe-se o quanto um ecossistema é complexo, restando ao meio ambiente enquanto macro sistema proporciona condições para que a vida seja assegurada em todas as suas formas. Aos seres humanos resta apenas preservar e protegê-lo, sendo no presente caso para garantir o pescado enquanto alimento.

Por derradeiro, importa destacar que os peixes são alimentos com alto valor nutricional, sendo assim de grande importância para a manutenção da saúde das pessoas. Sua carne é rica em vitaminas, proteínas e gorduras ômega (EPA e DHA) que fazem bem para prevenir doenças cardiovasculares, para o funcionamento do sistema neurológico, para produção hormonal, para memória, para prevenir o envelhecimento precoce da pele, e para melhorar a resposta imunológica.

Além disso, possuem nutrientes como o cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo, vitamina B e C, entre outros, porém o valor calórico é relativamente baixo. Com toda essa peculiaridade recomenda-se o consumo de peixe, no mínimo, três vezes por semana.

Cumprir as regras do defeso da Piracema é garantir uma fonte de consumo natural muito especial, pois não somente cumpre sua função alimentícia, mas pode ser inserida em um contexto terapêutico, de lazer, esportivo e de ornamentação. Na Bacia do Paraná compreende no período de 01 de novembro/2021 a 28 de fevereiro/2022.

Por estas razões o fenômeno da Piracema favorece aos seres humanos muita Qualidade de Vida e Saúde.

 

Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA

Comandante da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo

Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública

Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental

Ultimas Noticias