14.7 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Pesca recreativa atrai visitantes e estimula a economia de várias cidades

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A região de Araçatuba é rica em rios, lagos e ribeirões. Por isso, tem atraído visitantes e elevados investimentos em loteamentos ribeirinhos. A pescaria, que no passado era apenas uma atividade recreativa ou mesmo de subsistência, transformou-se em importante aliado da economia, que movimenta diversos setores, principalmente o imobiliário, com muitos empreendimentos. Hoje a pesca esportiva ou recreativa é a opção de milhares de pessoas, que deixam outros programas para ficar um fim de semana ou feriado prolongado à beira do rio, onde é possível locar barco, motor e até mesmo contratar um piloteiro, profissional experiente e que conhece os principais pontos de pesca.

Graças aos programas de repovoamento desenvolvidos por empresas do ramo energético, os rios da região mantém a piscosidade. Além disso, aumentou bastante as espécies presentes, além das nativas, que estão mais raras. 

As pescarias são desenvolvidas em grupos de amigos ou mesmo famílias inteiras. Há pessoas que fixaram residências nos inúmeros condomínios residentes às margens dos rios da região.

O jornalista Sebastião Santos, o Cutia, residente em Santo Antônio do Aracanguá, disse que o município deve ter aproximadamente 2 mil lotes às margens dos rios. Araçatuba também tem vários empreendimentos, como o Costa Azul, Copacabana, Santa Fé I e Santa Fé II, Ventura, Paquetá, entre outros. Há também empreendimentos similares em várias cidades da região, como Buritama, Brejo Alegre, Barbosa, Mirandópolis, Pereira Barreto, Ilha Solteira e Castilho, entre outros.

 

MUDANÇA

No passado havia menos consciência preservacionista. Os pescadores retiravam tudo que era possível. Hoje está mudando. Tiram da água aquilo que vão consumir. Pescam por prazer e como atividade recreativa. A pesca está transformando regiões. Até mesmo no Pantanal, graças à legislação mais rigorosa, fiscalização e consciência dos pescadores, a atividade ganha novos contornos. “Hoje as pessoas vão pescar pelo prazer de fisgar um peixe”, disse Sebastião Santos.

 

PORTO

O porto de Araçatuba é um local visitado constantemente por pescadores. Limpo e seguro, o local atrair mulheres, idosos e crianças. E o mais importante, há harmonia com a natureza.

 

 

Ultimas Noticias