27.7 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Paróquias da região iniciam Tríduo Pascal com missas e atos de fé

As paróquias da Diocese de Araçatuba iniciam nesta Quinta-Feira Santa (18) o Tríduo Pascal, período que é consolidado com Páscoa do Senhor. Fazem parte das missas do período a Ceia do Senhor, popularmente chamada de Lava-Pés, a Celebração da Paixão do Senhor e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, já avizinhando com a Páscoa do Cristo Ressuscitado.
A missa da Quinta-feira Santa, celebrada entre a tarde a noite, recorda a instituição da Eucaristia por Cristo e ainda o ato de lava-pés, gesto de humildade e reflexão para a continuidade da missão dos apóstolos. Na Sexta-Feira da Paixão recorda-se a entrega de Cristo até a morte de cruz. É um dia de profundo silêncio e reflexão.
No Santo, também chamado Grande Sábado, se dá uma sequência reflexiva sobre a morte de Cristo e a esperança na ressurreição. Na missa da Vigília Pascal se recorda o fogo novo. Finalmente no Domingo de Páscoa a Igreja comemora a vitória de Jesus sobre as trevas e a salvação do mundo.
Segundo o padre Roberto Teixeira, vigário da Paróquia Sant’ Ana, em Araçatuba, os dias devem ser vivenciados com bastante intensidade e fé. “Na Quinta e Sexta-feira Santas, devemos refletir que Jesus se entregou até a morte na Ceia e na Cruz; No Sábado Santo, temos a ciência que Jesus desceu à mansão dos mortos para nos resgatar. No terceiro dia, em sua Páscoa., Ele ressuscitou. Venceu a morte, como prometeu”, explica.
O sacerdote ainda recomenda que todos vivam com ardor esses dias. “Que Jesus nos ressuscite a cada dia para sermos bons cristãos, novos e renovados no seu Espírito Santo. Que Jesus, pela intercessão de Nossa Senhora, abençoe a todos nestes dias de profunda vivência da fé”, conclui.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Ultimas Noticias