PLANTIO - Durante a operação teve ação de plantio de árvores e serão distribuídas mudas

Operação da Polícia Ambiental resultou em mais de 360 mil em multas

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente, a Polícia Militar Ambiental realiza diversas atividades de conscientização e preservação do Meio Ambiente durante a semana de 31 de maio a 06 de junho de 2021, com o objetivo de desenvolver ações de policiamento ambiental. Esse trabalho visa conscientizar quanto à importância da preservação ambiental, combater crimes e infrações ambientais além de promover ações ligadas à restauração ecológica. Dentro da programação, destaca-se a “Operação Gaia”, que resultou em mais de R$ 360 mil em multas.
A Operação Gaia foi desenvolvida no período de 31 de maio a 2 de junho pela 1ª Companhia Ambiental do 2ª Batalhão de Policia Militar Ambiental compreendendo a região de Araçatuba abrangendo 43 municípios. Foi mobilizado todo o efetivo operacional (terrestre e náutico) com as ações de policiamento voltadas à proteção dos recursos naturais (prevenção as queimadas, pesca predatória, desmatamento, caça e tráfico de animais silvestres, tráfico de drogas, porte ilegal de arma, maus tratos de animais etc) e as auditorias dos Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) em áreas já fiscalizadas pelo policiamento ambiental, onde os responsáveis prontificaram-se a recuperar o dano causado ao meio ambiente por meio de replantio de espécies nativas ou abandono da área para regeneração natural.
“Durante a “Operação Gaia”, a Polícia Militar Ambiental apreendeu três armas de fogo e duas pessoas em flagrante delito que ficaram a disposição da justiça. Elaborou 32 autos de infrações, totalizando R$ 365.570,00 em multas, flagrou 36 pássaros da fauna silvestre nativa em cativeiro irregular, identificou 110 árvores nativas cortadas de várias espécies, contatou degradação ambiental em 43,857 hectares e dois focos de incêndios, resgatou um animal domésticos que sofria maus tratos (cachorro), reintroduziu 21 pássaros em seu habitat natural”, diz nota da corporação. Além disso, realizou o plantio de 184 mudas de árvores e orientações quanto à necessidade de se manter e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrando.
Em continuidade à comemoração da Semana Mundial do Meio Ambiente, será realizado no dia 05 (sábado), juntamente com a Secretaria do Meio Ambiente no Município de Birigui, o plantio de 10 árvores e a doação 200 mudas para a população, em evento que será realizado no Parque do Povo às 09h00min.
“Pela magnitude das ações humanas é que o Policiamento Ambiental do Estado de São Paulo reforça o
compromisso de bem servir os brasileiros de São Paulo, sobretudo “pela Defesa da Vida, da Integridade Física e da Dignidade da Pessoa Humana” priorizando a Segurança e Ordem Pública, e o Meio Ambiente ecologicamente equilibrado”, conclui a nota da Polícia Ambiental.

DESTRUIÇÃO – Fiscalização encontrou áreas desmatadas e focos de incêndios
DIVULGAÇÃO

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Balconista é preso com 85 tijolos de maconha

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O balconista G.G.S, 38 anos, residente em Goiânia (GO), …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *