23.6 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Número de animais abandonados cresce em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Segundo dados levantados pelo Centro de Controle de Zoonoses, Araçatuba teve 560 animais abandonados por seus donos no ano de 2021. Além disso, o mês de janeiro registrou um aumento de 30% nos casos de abandono na cidade em relação a dezembro do ano passado.

 

No ano passado, em resposta a requerimento da vereadora Cristina Munhoz (PSL), o CCZ informou que durante os meses de julho, agosto e setembro, foram feitas ainda 29 denúncias de maus tratos a animais. Em resposta a outro requerimento da parlamentar, porém, o município informou que não houve aplicação de multas em nenhum dos casos, apesar de ser considerado crime maltratar animais.

 

Segundo Cintia Barbieri, que é diretora a ONG Clube Amigos dos Animais de Araçatuba, a pandemia tem relação direta com o maior número de animais abandonados em Araçatuba.

 

Ela lembra que, além de dificuldades financeiras, muitos donos de animais acabaram falecendo durante a período.

 

“No início houve aumento de adoções, mas um tempo depois o abandono acabou, infelizmente, aumentando. A gente acredita que as causas foram óbitos de tutores pela covid e a família não tem condições de ficar. Outra coisa é o financeiro, porque hoje manter um animal não é barato, é ração, é vacina”, afirmou a diretora da ONG, que cuida de cerca de 200 animais abandonados.

 

De acordo com Luciana Avelar, que é supervisora do CCZ em Araçatuba, há alguns perigos relativos ao abandono de animais na cidade.

 

Ela explica que os animais soltos nas ruas, além de estarem com a sua própria vida em risco, também podem causar acidentes de trânsito graves. Ainda pode haver a proliferação de doenças e dos próprios animais abandonados, que podem cruzar e dar vida a novos filhotes, que também ficarão abandonados.

 

Atualmente, por procedimento, o CCZ aguarda 7 dias após a constatação do abandono para deixar os animais disponíveis para adoção. Entre março e agosto do ano passado, foram contabilizadas a adoção de 202 animais, sendo 119 cães e 83 gatos.

 

Para informações sobre adoção, o telefone do Centro de Controle de Zoonoses é (18) 3636-1180. Também é possível fazer a adoção de animais da ONG Clube Amigo dos Animais entrando em contato pelo e-mail contato@clubeamigodosanimais.org

 

Ultimas Noticias