14.2 C
Araçatuba
terça-feira, maio 17, 2022

Rio Tietê já subiu 3 metros, mas ainda está longe do ideal

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Quem depende da água dos reservatórios das usinas de Ilha Solteira (Rio Paraná) e Três Irmãos (Tietê) para suas atividades já está ficando mais tranquilo. Do dia 1º de janeiro até dia 17 de fevereiro, o nível do Tietê subiu três metros. Já o Rio Paraná subiu quase o mesmo nível, mas mesmo assim ainda está longe do ideal. Para a navegação retomar a sua plenitude, é necessário estar acima de 325 metros e hoje está em 322,94. Parece pouco, mas há necessidade de recuperar os lagos em outros usinas e o período de chuva termina em abril.

Levantamento feito pela reportagem indica que no dia 1º de janeiro deste ano, o reservatório de Ilha Solteira estava no nível (cota) 319,70 metros e o de Três Irmãos no nível 319,93. Já na quinta-feira (17), último dia de atualização,  Ilha Solteira estava com 322,42 metros e Três Irmãos com 322,94 metros

Em Pereira Barreto, o porto da cidade ainda está seco, mas a água já está se aproximando. Já em Araçatuba, a água começou a subir e os pilares do porto já estão na água, mas a navegação de barcaças é impossível. 

Por enquanto quem está aproveitando são os pescadores.

 

Ultimas Noticias