20.3 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

MUNICÍPIOS ABREM VAGAS PARA CURSOS DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Três municípios da região que, juntos, somam mais de 80 mil habitantes, acabam de iniciar parcerias com o governo estadual para cursos e programas de qualificação profissional.
Em Valparaíso, iniciaram ontem e terminam nesta terça-feira as inscrições para o Programa Frente de Trabalho do Governo do Estado. Os interessados podem se dirigir ao Ganha Tempo Municipal – Praça Benedito de Melo, s/n, Centro – munidos de RG, CPF, Carteira de Trabalho e comprovante de residência. É necessário estar desempregado há mais de um ano, além de morar em alguma cidade do Estado há pelo menos dois.
De acordo com informações da Secretaria Estadual do Emprego e das Relações do Trabalho, esse programa proporciona qualificação profissional e renda a cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social. As ações se dão por meio de atividades como limpeza, conservação e manutenção de órgãos públicos estaduais e municipais.

GUARARAPES
Em Guararapes, também começaram nessa segunda-feira as inscrições para o programa Time do Emprego, com duração prevista até 3 de agosto. Pode participar quem está fora do mercado, incluindo os beneficiários do seguro-desemprego, ou jovens à procura da primeira oportunidade.
Esse programa orienta o trabalhador na busca de uma atividade compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais, ensina-o a elaborar um currículo, carta de apresentação, como participar de entrevistas e dinâmicas, preencher formulários, conhecer o mercado, realizar pesquisa de potenciais empregadores, contatá-los e organizar sua procura por trabalho. Entre os objetivos, estão o resgate e a elevação da autoestima e o incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo. Os interessados precisam ter mais de 16 anos e, para fazer a inscrição, precisam comparecer ao Departamento de Assistência Social – rua Prudente de Moraes, 450, Centro – das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30. É necessário apresentar RG e CPF.
O programa terá início no dia 6 de agosto, na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), de segunda à sexta-feira, das 16h às 18h; nas terças, das 16h às 20h, e têm duração de um mês.

MIRANDÓPOLIS
Já em Mirandópolis, começaram na última sexta-feira, com encerramento previsto para 3 de setembro, os cursos de Atendimento e Recepção e Auxiliar Administrativo, que fazem parte do PEQ (Programa Estadual de Qualificação), tendo como público-alvo pessoas maiores de 16 anos e também sem trabalho.
Os alunos matriculados têm direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 660 durante todo o curso, arcada pelo Estado, com duração de quase dois meses.
De acordo com a Prefeitura, o recebimento da bolsa está condicionado à presença do aluno, que poderá perdê-la caso se ausente das aulas por três vezes consecutivas ou cinco intercaladas. Além da bolsa, serão oferecidos aos participantes material para os estudos e lanche.
A cerimônia de abertura dos cursos, que totalizam 60 vagas, ocorreu na manhã da última quinta-feira, em evento que contou com a participação de representantes dos governos municipal e estadual.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias