Ontem, a Secretaria de Saúde de Araçatuba informou que o município recebeu do Governo de São Paulo 2.630 doses da fabricante AstraZeneca (frascos de 10 doses), e não as 1.680 doses previstas da vacina Coronavac, como informada anteontem pelo Estado.
Em nota à imprensa, a secretaria esclareceu que as vacinas são destinadas aos idosos de 80 a 84 anos e a pessoas com idade entre 85 a 90 anos que ainda não tomaram a primeira dose.
Em relação à segunda dose da vacina Coronavac, para os trabalhadores da saúde que foram vacinados nos dias 4 e 5 de fevereiro, a Secretaria de Saúde disse que aguarda o recebimento das doses para passar o cronograma e local de vacinação. No mesmo texto, a pasta lembra que a segunda dose da Coronavac pode ser ministrada até 28 dias após a primeira dose.
ESTADO
Ainda nessa quinta-feira, o governo estadual informou ter distribuído mais de 474 mil doses da vacina contra COVID-19 da Fiocruz (Oxford/AstraZeneca) para início continuidade da campanha nas 645 cidades paulistas.
A entrega para todos os locais será concluída até hoje, por meio de uma logística organizada e executada pela Secretaria de Estado da Saúde.
Os municípios deverão retirar os respectivos quantitativos nos GVE (Grupos de Vigilância Epidemiológica) de sua região. As prefeituras também são responsáveis por organizar o consumo de suas grades seguindo os critérios da campanha, programar o abastecimento da rede para imunizar todas as pessoas que integram os públicos-alvo.
A divisão das grades é baseada no quantitativo proporcional de vacinas previsto para São Paulo conforme o PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde. O cálculo de distribuição para regiões e cidades tem como referência estatísticas populacionais e os públicos-alvo da campanha de vacinação contra a gripe de 2020.
A campanha de imunização contra a COVID-19 em São Paulo tem se desenvolvido conforme a disponibilidade das remessas do Ministério da Saúde. À medida que o governo federal viabilizar mais doses, as novas etapas do cronograma e públicos serão divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde.
A vacina da Fiocruz também requer aplicação de duas doses para que o esquema vacinal seja completo, com intervalo de 12 semanas entre as doses, conforme consta em bula e indicado pelo PNI.
QUANTIDADE
Segundo a Prefeitura, até ontem, 11.709 pessoas em Araçatuba já haviam recebido a primeira dose das vacinas contra a covid. Desse total, 3.378 receberam a segunda.
Insumos para 12 milhões de doses de vacina devem chegar ao Brasil
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, confirmou ontem a chegada de insumos para a produção da vacina contra covid-19, a Covishield, desenvolvida pela universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica britânica AstraZeneca, e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). “O volume desembarcado deve gerar produção de mais de 12 milhões de doses”, escreveu em publicação nas redes sociais.
De acordo com o Ministério das Comunicações, os insumos virão da China com previsão de chegada ao Brasil no próximo domingo (28). Segundo a pasta, a medida faz parte “do esforço do governo federal” para garantir a imunização da população. Em viagem à Suécia no início deste mês, Faria conversou com o sócio majoritário da AstraZeneca, Marcus Wallenberg, e pediu que a empresa acelere o envio de insumos e vacinas para o combate da covid-19 no Brasil.
RECORDE
O número de pessoas que não resistiram à covid-19 chegou a 251.498 nessa quinta-feira. Em 24 horas, foram registradas 1.541 mortes. Em contrapartida, 9.323.696 pessoas se recuperaram da doença.
O total de infectados pelo novo coronavírus chegou a 10.390.461. Entre quarta e quinta, foram confirmados 65.998 novos casos da doença.
Araçatuba registra, até o momento, 287 mortes e 12.489 casos de covid.