20.3 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 9, 2022

Morre o ex-deputado Franco Baruselli

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O ex-deputado e ex-secretário de Descentralização e Participação, Franco Baruselli, faleceu nesta sexta-feira, em um hospital particular de Araçatuba. O corpo está sendo velado até as 18 horas na Capela Cardassi (Saudade). A informação é de que Baruselli será cremado.

Franco Baruselli nasceu em 6 de janeiro de 1931, na pequena cidade de Cerveno, na região da Lombardia, na Itália. Formou-se em filosofia em Turim e no fim da década de 1950 veio para o Brasil, lecionando na Toledo e Fundação de Ensino de Penápolis. Foi também criador do Centro de Treinamento Agrícola (CTA), do Centro de Treinamento Industrial (CTI) e do Centro de Treinamento em Pecuária (CTP). Posteriormente criou o Instituto Noroestino de trabalho em Educação e Cultura (Intec). Todos voltados à formação de mão de obra.

No início da década de 1970, devido ao regime militar, teve de deixar o Brasil, retornando à Itália. Poucos anos depois, voltou ao Brasil.

Filiado ao MDB, elegeu-se deputado em 1978, assumindo a liderança política na região Noroeste. Em 1982, Baruselli foi reeleito deputado na eleição que elegeu Franco Montoro como governador e Orestes Quércia como vice. Baruselli assumiu a Secretaria Extraordinária de Descentralização e Participação. Ele sempre foi um nome respeitado do PMDB.

Em 1986, quando Quércia se elegeu governador, ele foi para a diretoria da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). 

Na Assembleia Legislativa ele foi colega de Geraldo Alckmin, Aloysio Nunes Ferreira e vários outros nomes de destaque da política paulista.

 

COLUNA

No período de 2004 a 2009, Franco Baruselli escreveu coluna para o jornal O LIBERAL REGIONAL, publicada aos domingos, sempre abordando questões políticas.

 

Ultimas Noticias