SITUAÇÃO - Morador mandou imagens da aglomeração para vacinação em shopping nesta sexta-feira

Moradores relatam confusão e demora na vacinação de adolescentes contra a covid em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

 

A abertura da vacinação contra a covid-19 para adolescentes de 15 anos causou confusão nos últimos dias. Com a centralização da imunização do público entre 15 e 17 anos apenas nos dois shoppings e a possibilidade de tomar a vacina sem agendamento causou aglomeração e uma demora excessiva para a aplicação das doses.

 

Moradores de Araçatuba que compareceram aos locais de vacinação na quinta (2) e na sexta-feira (3) reclamaram do acúmulo de pessoas, da falta de informação, e também da demora para a aplicação da vacina, além da aplicação fora do horário para aqueles que já haviam agendado anteriormente.

 

Um dos moradores que conversou com a reportagem do jornal O LIBERAL, e que não quis se identificar, afirmou que a esposa chegou a fazer o agendamento do filho, de 15 anos, pelo site da prefeitura, ainda que não houvesse necessidade, por acreditar que seria mais organizado. Ela marcou a imunização para 12h30 desta sexta-feira, porém, ao chegar no local, o Araçatuba Shopping, havia três grandes filas, sendo que as funcionárias designadas para organizar a vacinação não sabiam explicar qual era qual, e tiveram que paralisar o atendimento e pedir “reforço” de profissionais para o local, para dar conta da demanda.

 

“As moças lá se perderam e ficou uma fila só, aí elas começaram a ligar, não sabe pra onde, para mandar mais gente pra lá porque não tinham mais controle da situação, porque lotou muito lá. Um empurrando o outro”, relatou o morador.

 

Segundo ele, foi um erro da prefeitura e da secretaria de saúde não ter previsto que os adolescentes precisariam levar um responsável à vacinação, o que acabou aumentando o número de pessoas no local sem necessidade.

 

“Quando vai vacinar um adolescente ele não pode ir sozinho, então eles têm que ter a ciência que vai ele e mais um, e por isso que vira esse tumulto. Só dois pontos da cidade para vacinar os adolescentes? Eles deveriam ter ampliado, ou vacinação nas escolas, por sala de aula”, reclamou. 

 

Atualmente, Araçatuba conta com 6 diferentes pontos de imunização, mas apenas dois atendem aos adolescentes, por serem os únicos que possuem as vacinas da Pfizer, autorizadas pela ANVISA para este público. 

 

Um outro morador que também não quis se identificar relatou problema semelhante à reportagem. Ele foi levar o filho, de 16 anos, na última quinta-feira (2), para se vacinar no Shopping Praça Nova por volta das 18h, ainda dentro do horário de vacinação, previsto para ocorrer entre 10h e 19h. No local, foi informado de que as doses de vacina da Pfizer já haviam se esgotado para aquele dia.

 

Com isso, ele foi até o Araçatuba Shopping e, por lá, teve que aguardar cerca de duas horas para fazer a vacinação, chegando em casa pouco antes das 21h. 

 

“Cheguei dentro do horário e não havia mais vacina, vim correndo pela rodovia para o outro shopping e fiquei mais de duas horas aguardando”, reclamou.

 

Outro lado

 

De acordo com a secretaria de saúde, o período de vacinação sem agendamento irá até este sábado, dia 4, e faz parte de uma semana de intensificação da vacinação para acelerar o processo de imunização do público-alvo. 

 

Sábado

 

Para este sábado, a vacinação estará disponível para todos os públicos acima de 15 anos. Adolescentes seguem podendo se vacinar apenas no Araçatuba Shopping e Shopping Praça Nova. 

 

Já os demais públicos podem buscar a primeira ou segunda dose da vacina, além dos shoppings, também na paróquia São Paulo Apóstolo, no drive-thru do NGA. Todos os locais das 8h às 18h. Além disso, também há vacinas no Multi Shop sendo aplicadas das 9h às 14h. 

 

É necessário levar RG e CPF, além de comprovante de comorbidade para quem precisar e adolescentes devem ir com pais ou responsáveis para os locais de imunização. 

 

Até esta sexta-feira (3), Araçatuba havia aplicado 147.874 vacinas de primeira dose, alcançando 84,5% do público-alvo até aqui; 81.484 vacinas de segunda dose e 4.810 de dose única, alcançando 49,3% do público.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Salsaretti deve gerar até 600 empregos diretos com aumento de linha de produção em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!  A empresa Salsaretti, um braço do grupo Predilecta, em Araçatuba, anunciou nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *