Home Cidades Araçatuba Mesmo com questionamentos, Câmara aprova nova CIP e privatização da iluminação pública

Mesmo com questionamentos, Câmara aprova nova CIP e privatização da iluminação pública

6 tempo de leitura
0
0
111

Diego Fernandes – Araçatuba

Vereadores da oposição questionaram os projetos enviados pela prefeitura e aprovados em regime de urgência na sessão ordinária da Câmara, ocorrida na última segunda-feira (22).

Os parlamentarem aprovaram a mudança na Contribuição Para Custeio do Serviço de Iluminação Pública, a CIP, que altera dispositivos no sistema tributário municipal. Pela proposta, a CIP será cobrada com relação às classes econômicas e faixas de consumo.

Também foi aprovada a proposta que autoriza a prefeitura a delegar, por meio de parceria público-privada, a prestação dos serviços de iluminação pública no município.

No caso da CIP, houve críticas do vereador Lucas Zanatta (PL), que acredita que uma pequena parte da população receberá o ônus da proposta, arcando com o aumento de arrecadação que a prefeitura pretende ter com a mudança. Atualmente, todos os imóveis pagam R$ 8,95, independe do valor consumido de energia.

“É um projeto complexo. Se você tem uma redução em que 85% da população vai pagar menos, 15% vai arcar com um aumento de arrecadação de 40%. O pequeno comerciante paga isso”, disse.

Ele também acredita que o projeto é muito complexo e deveria ser melhor apresentado para o estudo dos vereadores e conhecimento da população, e não ser votado em regime de urgência.

Para o parlamentar, vereadores da bancada tiveram dificuldades de entendimento, mas aprovaram a medida pela proximidade política com a prefeitura

“Esse projeto foi muito pouco divulgado, mal divulgado, complexo, gerando dúvidas. Vejo nos colegas que fazem parte da bancada um incômodo, porque esse projeto é entregue em urgência, sabem da dificuldade em curto prazo da população entender, têm que sustentar esse projeto por estarem com parceria política com a prefeitura”, disse.

No fim, o projeto recebeu 12 votos favoráveis e 3 contrários. Além de Zanatta, votaram contra Arlindo Araújo (MDB) e Luis Boatto (MDB).

Iluminação

Para a iluminação pública, a concessão dos serviços de manutenção para a iniciativa privada por meio de parceria teve parecer desfavorável da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara, formada pelos vereadores Maurício Bem Estar (PP), que votou favorável, Lucas Zanatta (PL) e Luis Boatto (MDB), que foram desfavoráveis.

O parecer contrário, porém, foi derrubado pelos demais vereadores em votação. Já as comissões de Justiça e Redação e de Meio Ambiente foram favoráveis à tramitação da proposta.

Na votação, 11 votos favoráveis e 3 contrários, dos mesmos parlamentares que votam contra a CIP. A presidente da Câmara, Cristina Munhoz (União Brasil) não vota nesta propositura.

Antes mesmo da aprovação, o vereador Arlindo Araújo teceu críticas à nebulosidade da proposta e colocou em dúvidas o benefício da população com a iniciativa.

“Hoje o cidadão araçatubense vai pagar uma taxa de iluminação pública para uma empresa dos quintos dos infernos que vai esfoliar o povo. Araçatuba é uma das cidades que mais cobra taxa, é taxa de iluminação pública, lixo, zona azul. Só Deus sabe quem vai ganhar para pegar esse serviço aqui”, afirmou.

Load More Related Articles
Load More By davidprates
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

FAESP promove palestra on line para orientar produtores rurais sobre a nota fiscal eletrônica

Da Redação – Araçatuba Com a mudança do prazo para início obrigatório do uso de Nota…