24.1 C
Araçatuba
terça-feira, junho 28, 2022

Mesmo com chuvas acima da média, rios ainda estão com nível baixo

DA REDAÇÃO – Araçatuba

O fenômeno La Niña está causando mudanças climáticas, como queda de temperaturas em período atípico. Com isso, o volume de chuva está acima da média em comparação aos dois anos imediatamente anteriores. Mesmo assim, o nível dos rios ainda está muito baixo. O Ribeirão Baguaçu, responsável por 50% do abastecimento de Araçatuba, está se recuperando lentamente, mas a concessionária GS Inima Samar está refazendo o volume de ser reservatório, garantindo a normalidade do abastecimento da cidade. Mesmo nos períodos mais críticos, a cidade não teve problema de abastecimento. Mesmo assim, ainda é recomendável que não haja desperdício.
De acordo com levantamento feito junto ao Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, no período de 1º de outubro a 16 de novembro de 2019 choveu 93,6 milímetros. No mesmo período de 2020, choveu 89,1 milímetros. Este ano a precipitação foi de 154 milímetros no mesmo período.
Conforme registros do Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pela gestão dos reservatórios, no dia 1º de outubro deste ano o reservatório de Ilha Solteira (Rio Paraná) estava no nível 320,82 metros e no dia 25 de novembro estava com 319,29 metros. Já o reservatório de Três Irmãos (Rio Tietê),estava no nível 321,02 no dia 1º de outubro e no dia 25 de novembro estava com 320,09. Ou seja, mesmo com a elevação do volume de chuvas, os dois reservatórios ainda estão abaixo do nível registrado no dia 1º de outubro. Os dois reservatórios estão com volume útil de 0%. No dia 1º de outubro do ano passado, os dois reservatórios estavam com nível acima de 325 metros e com volume útil próximo de 50%.

RECUPERAÇÃO
O boletim mais recente do ONS mostra que os níveis de armazenamento do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, responsável por cerca de 70% da geração de energia do Brasil, deve chegar a 26,1% de sua capacidade em dezembro. Caso a projeção se concretize, os reservatórios da região terão o melhor volume hídrico dos últimos cinco meses. Em julho, os reservatórios do subsistema estavam em 29%.
A recuperação deve-se ao volume de chuvas, mas segue uma programação do ONS.
Com níveis baixos nos reservatórios de Três Irmãos e Ilha Solteira, a Hidrovia Tietê-Paraná continua inoperante.

Ultimas Noticias