BAIXO - O Reservatório de Três Irmãos continua baixo, mesmo com o período chuvoso.

Mesmo com aumento do volume de chuva, reservatórios não recuperam volume

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O volume de chuva em outubro foi expressivo, mas nada representou na recuperação dos lados dos reservatórios das usinas Ilha Solteira (Rio Paraná) e de Três Irmãos (Rio Tietê). Sem a recuperação do volume dos rios, várias atividades continuam comprometidas, como a navegação na Hidrovia Tietê-Paraná, suspensa desde o início de agosto. A concessionária GS Inima Samar, que capta água do Tietê, devido à redução do nível, está usando sistema de balsa.
De acordo com dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro), em outubro do ano passado choveu 73,4 milímetros. No dia 30 de outubro de 2020, o reservatório de Ilha Solteira estava no nível 325,78 metros e 53,8% de volume útil, enquanto o reservatório de Três Irmãos estava com 325,86 metros e 55,10% de volume útil. Em outubro deste ano choveu 144,8 milímetros e no dia 30 de outubro, Ilha Solteira estava no nível 319,16 metros e 0 de volume útil. Três irmãos estava com 319,93 metros de nível e também 0 de volume útil. Em setembro deste ano choveu apenas 51,8 milímetros.
Nos primeiros dias de novembro também foram registradas chuvas, mas há pouca mudança no quadro dos reservatórios. O volume útil continua em 0%. Na terça-feira o reservatório de Ilha Solteira estava em 319,08 e o de Três Irmãos estava em 320 metros. Aumento sete centímetros em relação ao dia 30 de outubro. Isso mostra que a recuperação segue muito lenta.
No dia 18 de outubro a Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou um plano de contingência para recuperação dos principais reservatórios de água do país. A medida foi tomada para aproveitar o período chuvoso, que vai de dezembro deste ano a abril de 2022, e garantir a recuperação dos níveis para os anos seguintes. Neste ano, a falta de chuvas provocou redução significativa da capacidade dos reservatórios.
O plano define vazões defluentes máximas que devem ser praticadas durante o período chuvoso nos reservatórios de Serra da Mesa, Três Marias, Sobradinho, Emborcação, Itumbiara, Furnas, Marechal Mascarenhas de Moraes, Jupiá e Porto Primavera. Novos reservatórios poderão ser incluídos nas medidas de contingência.
Com esta medida, a ANA espera aumentar o volume de determinados reservatórios. Porém, por outro lado, retarda a recuperação de outros, como é o caso de Três Irmãos e Ilha Solteira.

BAIXO – O Reservatório de Três Irmãos continua baixo, mesmo com o período chuvoso.

 

Veja também

Birigui lança projeto de robótica e qualificação profissional para integração nas indústrias

DA REDAÇÃO – BIRIGUI No mês em que completa 110 anos de fundação e 100 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *