RECUPERAÇÃO - Funcionamento do comércio visa recuperar as perdas do longo período de inatividade

Lojas do comércio poderão funcionar no feriado de 7 de setembro

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O comércio de Araçatuba estará autorizado a abrir as suas portas no feriado da próxima terça-feira, dia 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil.

De acordo com convenção de trabalho assinada entre os Sindicatos do Comércio Varejista de Araçatuba, Sincomércio, e do Sindicato dos Empregados do Comércio Varejista, Sincomerciários, nos feriados da Independência (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), e dia da Proclamação da República (15 de novembro), as lojas estarão autorizadas a abrirem suas portas por 6 horas, entre 9h e 15h.Também há previsão de abertura das lojas no dia 20 de novembro (Consciência Negra), das 9h às 14h, e 2 de dezembro (Aniversário da Cidade), das 9h às 15h.

A abertura, porém, de acordo com o presidente do Sincomércio, será facultativa e deverá seguir as normas de segurança contra a covid-19 e também as normas trabalhistas de pagamento de hora extra e/ou compensação em folga para funcionários e colaboradores.

O período de funcionamento valerá para as lojas de rua e para o calçadão de Araçatuba. Já em relação aos shoppings, o horário de trabalho seguido deve ser o mesmo dos domingos, também com abertura das lojas por 6 horas, das 13h às 19h, além de funcionamento estendido das áreas de alimentação dos dois centros de compras.

O acordo para funcionamento nestes feriados ocorre após as perdas registradas pelo setor comerciais durante os períodos mais rígidos da pandemia, no primeiro semestre de 2020 e também entre os meses de março e abril de 2021. A ação visa recuperar perdas.

 

Boa fase

Atualmente, o comércio de Araçatuba vive grande momento de recuperação, demonstrado inclusive no número de empregos gerados. Atualmente são 57 empregos disponíveis na área comerciais, mesma quantidade disponível também na área de serviços, o que demonstra a força do setor.

De acordo com depoimento do gerente executivo da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Osney Ferracioli, dado à reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL no último domingo, a retomada dos horários de trabalho mais normalizados e o aumento da capacidade dos estabelecimentos em receber clientes foram fundamentais para esta retomada dos empregos na área do comércio. Para ele, o comércio de Araçatuba sempre foi muito forte, por atrair consumidores de toda a região.

“Depois de um período muito difícil, onde o comércio em geral sofreu. Com a retomada do comércio aberto, bares, restaurantes, começou-se a contratar novamente. Com a reabertura total está precisando contratar novamente. Isso é bom, é um pai de família que volta a trabalhar, é um pai de família que volta a gastar no comércio e no supermercado. Começa a respirar. O comércio de Araçatuba é muito forte, esperamos que a economia retorne aos normais e com isso as portas se abram para o emprego com a chegada de novas empresas”, afirmou Osnei Ferracioli. 

 

Histórico

Desde o dia 18 de abril, as atividades do comércio como lojas de rua e do calçadão voltaram a funcionar após o período mais restrito da pandemia e foram subindo gradativamente de horário e capacidade de público, ajudando na recuperação da economia.

No dia 17 de agosto, com o fim total das restrições, as lojas voltaram a operar com 100% de capacidade dos estabelecimentos definida em alvará de funcionamento, além de poder atender em todos os horários. Em Araçatuba, as lojas abrem de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *