OPORTUNIDADES - Comércio e serviços oferecem oportunidades de trabalho em Araçatuba

Início de julho tem oferta de empregos em alta em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba está com saldo positivo na geração de empregos no ano 2021 no acumulado de janeiro a maio, como mostrou reportagem publicada pelo jornal O LIBERAL REGIONAL na última semana. Foram 954 postos de trabalho abertos nos primeiros cinco meses do ano (os dados de junho devem ser fechados no final deste mês).

E para o início do segundo semestre, o município já oferta dezenas de vagas em diversos setores, já demonstrando uma sequência da reação da economia, mesmo em meio à pandemia de covid-19.

A semana se iniciou com a oferta de pelo menos 74 novas vagas de emprego no município, em atualização até o fechamento desta edição. As vagas estavam divididas em 53 cargos diferentes. As informações são do balcão de empregos municipal.

Ao todo, a área de prestação de serviços é que mais oferece oferta de vagas, com 29 no total, seguida pelo comércio, que possui 25 oportunidades, construção civil com 19 e indústria com uma vaga disponível.

Entre as oportunidades oferecidas, a que mais oferece vagas é a de vendedor, são ao todo 11 oportunidades nesta área. A opção de balconista também se destaca entre as opções, com 6 vagas, sendo quatro para padaria e outras duas para açougue.

Ainda há vagas para outras funções como cozinheiro, açougueiro, motorista, mestre de obras, pedreiro, secretária, técnico em mecânica, técnico em segurança do trabalho, técnico em eletrônica, carpinteiro, engenheiro civil, ajudante geral, auxiliar administrativo, forneiro, dentre outras.

Comércio

A área comercial está entre os destaques na oferta de vagas no mês de junho. No primeiro semestre, o índice já foi positivo, e no segundo a esperança de crescimento, principalmente por causa do avanço da vacinação, e de mais datas comemorativas importantes como dia dos pais, dia das crianças e Natal.

Em Araçatuba, e em todo o estado, o comércio está funcionando de forma ininterrupta desde o dia 18 de abril, seguindo as regras do Plano São Paulo. Com isso, as lojas voltaram a ter capital de giro e, com isso, algumas precisaram aumentar o número de colaboradores. A inauguração de novos empreendimentos comerciais também auxiliou neste crescimento.

Para o gerente da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Osney Ferracioli, essa oferta de dezenas de vagas de emprego no comércio para o início do mês traz boas perspectivas para os próximos meses.

“Já estamos há um bom tempo com todo o comércio aberto, o número de vacinados aumentando a cada dia, o número de idades para a vacina crescendo. Isso vai motivando e, de certa forma, trazendo uma segurança para a população e para o empresário, que já está vendo um segundo semestre mais otimista, sem se preocupar em ter que abaixar as portas novamente”, analisou o gerente.

Para ele, essa confiança do empresariado é que está refletindo na geração de empregos no setor.

“O empresário está acreditando em uma estabilidade de portas abertas. Com isso, os empregos e as grandes oportunidades vão aparecendo em todas as especialidades”, constatou Ferracioli.

Para o presidente do Sincomércio de Araçatuba, Gener Silva, as vagas abertas ainda estão sendo de reposição em relação às perdas durante a pandemia.

“Há uma variedade muito grande de atividades no comércio, como repositor, balconista. Em função do aquecimento nas últimas semanas, essas vagas podem ter surgido de um excedente por causa das vagas que haviam sido perdidas”, afirmou Gener Silva.

Esperança

Com a melhora nos índices da pandemia nos últimos dias, há esperança de uma maior flexibilização das atividades comerciais a partir da segunda metade de julho. É o que esperam donos de estabelecimentos de gastronomia noturnos, como lanchonetes e restaurantes, que atualmente podem funcionar até às 21h.

Para Nei Ferracioli, assim que este horário for flexibilidade, a tendência é aumentar ainda mais a geração de empregos por causa deste setor.

“A partir do momento que aumentar o horário dos restaurantes, pelo menos até 23h, vai aumentar o emprego para outras vagas como garçom, chapeiro, caixa. A grande expectativa para o segundo semestre é que a gente volte a ‘ter uma vida mais tranquila’”, concluiu.

Economista

Em matéria publicada na última semana no jornal O LIBERAL REGIONAL sobre a geração de empregos em Araçatuba, o economista Marco Aurélio Barbosa já havia projetado um cenário otimista para o segundo semestre.

Segundo ele, o saldo favorável de empregos até então já significa que o município está retomando o seu crescimento na área econômica.

“O saldo favorável sinaliza a retomada do crescimento econômico local e regional, trazendo boas perspectivas para os próximos meses em decorrência da melhoria do cenário econômico e da perspectiva de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em mais de 5% em 2021”, analisou.

Serviço

Para se candidatar às vagas de empregos citadas no início da reportagem, basta cadastrar o currículo no site do balcão de empregos de Araçatuba (aracatuba.sp.gov.br/balcaodeempregos).

 

CONSTRUÇÃO – Há vagas para pedreiro e mestre de obras na área da construção civil

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dupla presa pelo Baep com 29 quilos de haxixe

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BRAÚNA No fim da tarde dessa terça-feira (19), equipe do …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *