15.1 C
Araçatuba
sábado, agosto 13, 2022

Incra entrega títulos definitivos para assentados

DA REDAÇÃO – CASTILHO

Nessa quinta-feira (7), o superintendente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Paulo, Edson Alves Fernandes, concretizou o sonho de muitas famílias assentadas ao destinar o Título Definitivo dos lotes. No período da manhã, 46 famílias do assentamento Santa Izabel receberam seus títulos. No período vespertino, 117 famílias do assentamento Celso Furtado  receberam documentos, com a presença do superintendente da autarquia federal, do chefe da Divisão de Projetos de Assentamentos, Reinaldo Rodrigues Leite, do prefeito de Castilho, Paulo Boaventura e vereadores.

“Desde que assumimos o Incra, sempre trabalhamos para que este momento chegasse. Agora chegou o momento de vocês assumirem definitivamente o que sempre foi de vocês. Infelizmente em decorrência da pandemia, e sem termos assistência técnica para nos ajudar, e com quadro reduzido de servidores, este momento demorou um pouco mais.

Tenho plena convicção que todos vocês sempre quiseram a posse desse documento e estamos aqui para cumprir nossa missão institucional e oficializar o Título para cada um de vocês. Desejo a todos boa sorte nesta nova fase” – comentou, Edson Fernandes.

No assentamento Celso Furtado o primeiro título definitivo foi assinado pela assentada Ana Silvia Oliveira Chagas, que estava visivelmente muito feliz em assinar o documento. 

O casal Elias Pinheiro Ribeiro e Sirley Aparecida Possebon Ribeiro eram outros que estavam ansiosos em receber o Título do lote – “para nós assentados é um momento muito importante. É saber que essa terra será a herança que deixaremos aos nossos filhos. Agora podemos dizer que realmente somos donos de nossa propriedade”.

“Esse título é a valorização do homem do campo. É uma segurança de que de fatos todos vocês são merecedores. Nossa administração está sempre de portas abertas para atender a todos, como sempre fizemos e em breve, estaremos realizando a manutenção da sede do assentamento que está precisando de reforma, inclusive o valor já está reservado. Quero parabenizar cada um de vocês por se manterem firmes e fortes nesta luta” – anunciou o prefeito Paulo Boaventura.

A família de mais idade do assentamento foram outras a se emocionar com a entrega do Título Definitivo. Dona Aguida Fagundes da Silva Regazine e Divo Regazine – seu Tato, pousaram para foto após a assinatura do contrato ao lado do superintendente Edson Fernandes, do prefeito Paulo e do secretário José Carlos Justi.

Com o título definitivo, os assentados poderão registrar os imóveis em cartório. Cada família assentada irá pagar um valor de aproximadamente R$ 1.000,00 por ano, durante 10 anos. Pelo mesmo período, segundo a legislação, o lote não poderá ser transferido de titularidade, com exceção entre familiares diretos dos beneficiários.

 

REFORMA

O prefeito Paulo Boaventura aproveitou o evento para anunciar a reforma da sede do assentamento Celso Furtado. O local está bastante danificado, principalmente em decorrência de ações climáticas que danificou parte do telhado de diversas construções da área. (José Carlos Bossolan)

 

Ultimas Noticias