Legenda: MAIS CEDO - Missa noturna na Catedral, no centro de Araçatuba, será mais cedo durante a fase vermelha

Igrejas vão antecipar missas noturnas para respeitar toque de restrição no estado

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As igrejas católicas que fazem parte da Diocese de Araçatuba vão manter as missas presenciais durante os 14 dias em que irá vigorar o decreto da fase vermelha do Plano São Paulo, que passará a valer amanhã em todo o estado, incluindo a região de Araçatuba.

De acordo com as regras do Plano São Paulo, os templos religiosos são considerados serviços essenciais e, portanto, podem manter suas atividades mesmo com o fechamento de vários tipos de estabelecimentos.

A Diocese de Araçatuba deve soltar um comunicado nos próximos dias sobre algumas medidas para as missas nas paróquias das 19 cidades abrangidas. Mesmo com o prosseguimento das reuniões, deverá haver mudança em alguns horários.

Algumas missas que geralmente eram realizadas no período noturno deverão ser feitas mais cedo, de forma com que respeitem o “Toque de Restrição” que passará a valer em novo horário a partir deste sábado.

Catedral e Paróquia Sant´Ana

Segundo informação solicitada pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL junto à assessoria de comunicação da Diocese de Araçatuba, o bispo diocesano Dom Sérgio Krzywy fez contato com as paróquias passando as orientações e o protocolo para as atividades. Algumas delas já decidiram por alterar os horários das missas noturnas.

Dentre elas está a Catedral Nossa Senhora Aparecida, localizada em frente à praça Rui Barbosa, que antecipou suas missas noturnas para 18h. A Paróquia Sant´Ana, que fica no bairro de mesmo nome, também antecipará suas missas noturnas para 18h30.

Apenas os horários noturnos serão alterados, segundo a assessoria. As reuniões que ocorrem nos períodos da manhã e da tarde seguem nos horários normais. Outras paróquias também devem seguir na mesma linha.

O “Toque de Restrição” já está em vigor no estado de São Paulo desde a última sexta-feira e estava valendo entre 23h e 5h. Porém, a partir deste final de semana ficará mais rígido e passará a vigorar das 20h às 5h.

A intenção com a mudança de horário é que as missas ocorram dentro do período de livre circulação e que os fieis tenham tempo de deixar as paróquias e chegar em casa antes do horário estipulado.

A orientação da Diocese é para que os fieis que são do grupo de risco acima de 60 anos, ou que possuam comorbidades, ou ainda que tenham algum sintoma gripal, que acompanhem a transmissão das missas pela internet, que seguirão acontecendo”

Protocolo

O funcionamento de igrejas e templos religiosos na fase vermelha deve respeitar protocolo elaborado pelo governo de SP, pelo Centro de Contingência da Covid-19 e aprovado pela Vigilância Sanitária do estado.

A ocupação máxima dos templos neste período não deve ultrapassar os 30%, além disso é obrigatória a aferição de temperatura e a disponibilização do álcool em gel para os fieis. Todos devem permanecer utilizando máscara durante todo o período em que estiver dentro do estabelecimento religioso.

Os locais de acento devem estar separados por pelo menos 1,5m, respeitando o distanciamento social, e não pode haver pessoas em pé que estejam sem local de acento durante a celebração da reunião.

Também é recomendado pelo protocolo que os templos estejam arejados e que evitem celebrações e rituais que envolvam toques, abraços ou compartilhamento de objetos. Os coros devem ser suspensos devido ao alto potencial de contaminação deste tipo de atividade.

As medidas valem para todos os tipos de religiões e locais como igrejas, mesquitas, centros espíritas e espaços destinados às matrizes cristãs, islâmicas, africanas, budistas, judaicas, dentre outras.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Segue hoje drive-thru de arrecadação de alimentos para campanha “Ajude Já” da Clube FM e Jovem Pan

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES Após o primeiro dia de doações na sede das emissoras Clube …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *