FÉRTIL - Carlos Farias afirma que franquias estão enxergando terreno fértil para os negócios em Araçatuba

Franquias e lojas de rede chegam a Araçatuba e turbinam economia

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Araçatuba passou a ser um grande polo econômico para a instalação de franquias e lojas de rede nos últimos anos. Empresas nacionais e multinacionais estão vendo no município uma oportunidade de atingir um público regional de cerca de 800 mil moradores que vivem nos 40 municípios da região.

A rede de restaurantes do Bob´s, por exemplo, é uma das marcas que podem chegar ao município nos próximos meses. Para isso, o gerente de expansão da marca, Lúcio Flávio Oliveira, busca investidores. Uma outra marca importante de restaurantes que irá se instalar no município é o Madero. Além disso, redes de lojas famosas no país, como a Vivara, especializada em joias, e a Centauro, especializada em artigos esportivos, chegarão neste segundo semestre ao Shopping Praça Nova.

De acordo com Lúcio Flávio de Oliveira, que é gerente de expansão do Bob´s, Araçatuba é fundamental para o plano de expansão da rede na região.

“Analisamos muitos pontos para a tomada de decisão, como potencial de consumo, IDH e o desenvolvimento regional”, afirma Oliveira. “O shopping sempre será uma excelente opção para abertura de um novo negócio. Neste momento de pandemia, também vimos o nosso negócio crescer em sua maioria no modelo drive thru. Com certeza, será um diferencial ter este modelo na cidade”, ressalta, colocando também o shopping como grande possibilidade.

O consultor de novos negócios, Carlos Farias, reforçou a análise do empresário com números expressivos dos planos do Bob’s. “Tem muita marca nacional planejando expandir os negócios para esta região. Para ilustrar, no caso do Bob’s, o plano global inclui 200 novas lojas principalmente de rua e drive thru, algumas delas seguindo à risca o conceito de omnichannel, com diversos formatos de venda em uma única unidade. A expectativa é crescer 8% neste ano e chegar a R$ 1 bilhão em faturamento, o equivalente a 80% dos níveis pré-pandemia”, conclui o consultor.

Mais de 200 franquias

Segundo Farias, Araçatuba conta atualmente com 232 unidades franquiadas em nove segmentos: alimentação; serviços (automotivos, educacionais e outros), saúde, beleza e bem-estar; casa e construção; moda; limpeza e conservação; comunicação, informática e eletrônicos; entretenimento e lazer; e hotelaria e turismo. Os dados foram sistematizados pelo consultor a partir de levantamento que ele fez junto à ABF, a Associação Brasileira de Franchising.

Para ele, a cidade tem grande potencial de crescimento do mercado de franquias, informação que encontra respaldo na edição de 2021 do Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil.

A pesquisa mostrou que o segmento de alimentação continua sendo o mais representativo entre as 50 Maiores Franquias do Brasil por unidades, tendo ampliado sua fatia de participação de 35% para 37%, em relação ao estudo do ano anterior.

“Isso mostra a resiliência e capacidade de reação das redes do segmento neste período de pandemia. O modelo de franquias é opção interessante para os empreendedores que querem investir em uma bandeira ou marca sólida, com produtos e serviços testados e aprovados pelo público. Isso não mudou para 2021. E justamente grandes marcas do segmento de alimentação, as redes de fast food, por exemplo, que são mais de 30% das unidades franqueadas em Araçatuba, estão olhando para a cidade enxergando na região terreno fértil para ampliação e extensão de suas marcas”, explica Farias.

Madero e Pizza Hut

Recentemente, duas empresas do setor de alimentação anunciaram investimentos em Araçatuba: Madero e Pizza Hut. Nos dois casos, as instalações serão no New York Tower, não por acaso, edifício comercial que tem como empreendedor Rafael Ferreira, que locou espaços para as duas operações de fast food e trabalha de forma intensa na prospecção de novos clientes.

O empresário comenta que, por conta da pandemia, muitas franquias descobriram os benefícios da transformação digital e aceleraram o processo de presença e comercialização no mundo virtual, mas sem abrir mão do atendimento presencial. “A covid-19 acabou forçando as redes a se adaptarem e a trabalharem também nas frentes digitais, trazendo resultados animadores para as unidades. Mas a loja física não acabará. Ela vai mudar e se tornar mais atrativa. É isso o que vai ocorrer nas unidades do Madero e da Pizza Hut em Araçatuba, por exemplo. Fato é que o mercado de franquia continuará crescendo no Brasil”, finaliza Ferreira.

Vivara e Centauro

Lojas de rede também estão visando Araçatuba para o investimento. No caso da Vivara, a loja considerada de alto padrão, que já possui mais de 200 unidades no Brasil, vai inaugurar no próximo dia 1º de agosto a sua loja na cidade, que ficará no Shopping Praça Nova.

O investimento é de cerca de R$ 2 milhões, contabilizando apenas os produtos como joias, relógios, abotoaduras, e outros produtos de alto padrão.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL também obteve a informação de que o shopping receberá uma unidade da Centauro, famosa loja esportiva, que ocupará um dos maiores espaços no centro de compras, com mais de mil metros de loja. A intenção é que a inauguração ocorra até o final do ano.

ABF e pandemia

Antes da pandemia de Covid-19, a ABF previa crescimento de 8% para o setor de franquias no ano 2020, comparado com os 12 meses anteriores. Mas os resultados foram prejudicados pela conjuntura sanitária e o número de lojas abertas superou o número de unidades fechadas por uma pequena margem de aproximadamente 1%. Segundo a entidade, muitas empresas souberam utilizar o cenário criado pelo coronavírus em favor dos serviços da rede, trazendo aumento nos lucros e fortalecimento das marcas.

No Perfil das 50 Maiores Redes de Franquias no Brasil por número de unidades em operação, realizado pelo quinto ano consecutivo, a ABF reafirma a crescente maturidade das redes, ainda mais evidenciada num ano marcado pela pandemia. O levantamento indica que o volume de unidades das 50 Maiores Marcas aumentou 5% em 2020 frente a 9% no ano anterior. Levando-se em consideração que a Covid-19 tomou praticamente todo o ano passado, esse aumento revela a resiliência, a capacidade de reação e a adaptação do sistema de franquias a cenários adversos.

Para o presidente da ABF, André Friedheim, “a força, a maturidade e a resiliência do franchising nacional estão refletidas nessa lista. Nesse período de dificuldades sem precedentes em mais de um século para pessoas e empresas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, essas redes demonstraram a importância do trabalho em rede, da força da marca, dos princípios e valores que norteiam o setor de franquias”, afirma.

DESTAQUE – Alimentação e serviços se destacam entre as franquias
REDE – Loja de artigos esportivos deve chegar à cidade ainda este ano

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Participantes do Projeto “Viver Bem” farão trilha na cascalheira 

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Os participantes do Projeto “Viver Bem” terão a …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *