DOSES - Municípios seguem aplicando doses das vacinas contra a covid

Araçatuba e Birigui anunciam diminuição do intervalo entre doses da Pfizer contra a covid

Compartilhe esta notícia!

Os municípios de Araçatuba e Birigui anunciaram ontem (23) que começam a antecipar a partir desta sexta-feira (24) a segunda dose da vacina contra a covid-19 para pessoas que tomaram a vacina da Pfizer/BioNTech. O intervalo entre uma dose e outra, que era de 12 semanas, passa para 8 semanas. A antecipação já havia sido anunciada também pelo governo estadual na última quarta-feira (22).

Agora, um morador destes locais que tomar a primeira dose da Pfizer poderá tomar a segunda dose após um período de 56 dias. Esta vacina tem sido aplicada em adolescentes de 12 a 17 anos por ter sido a única aprovada para esta faixa etária pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Os intervalos da CoronaVac (28 dias) e AstraZeneca (12 semanas) permanecem inalterados.

 

 Araçatuba

Araçatuba anunciou ontem que passa a aplicar a terceira dose da vacina contra a covid-19 em moradores acima de 60 anos que já tenham tomado a segunda dose há pelo menos 180 dias. Também passam a ser imunizados o grupo dos imunossuprimidos com 18 anos ou mais, que precisam ter tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias.

Não há necessidade de agendamento no site da prefeitura para quem for tomar a terceira dose. É necessário levar documento com foto, CPF e comprovante de vacinação com as duas doses. No caso de imunossupressão é necessário laudo médico. Para aqueles moradores acamados, um parente deve procurar uma unidade básica de saúde para realizar o agendamento da vacinação em domicílio.

Os locais de vacinação em Araçatuba são o Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova e o ponto de vacinação do bairro Morada dos Nobres, que funcionam de segunda à sexta, das 10h às 19h. Já o ponto de vacinação do Multi Shop funciona nos dias de semana das 9h às 17h. Na zona rural, a UBS do bairro Engenheiro Taveira aplica as vacinas das 8h às 19h.

Aos sábados, a imunização ocorre no Araçatuba Shopping e no Shopping Praça Nova, das 8h às 18h, e no Multi Shop das 9h às 14h.

Araçatuba aplicou, até quarta-feira (22), 268.991 doses de vacinas contra a covid-19. Foram 157.920 de primeira dose, 105.483 de segunda dose, 4.810 doses únicas e 778 de terceira dose. 90,33% da população apta a se vacinar tomou ao menos uma dose, enquanto 63,09% deste mesmo público já completou o ciclo de duas doses. 

 

 

 

Birigui

Em Birigui, a antecipação da segunda dose da Pfizer é para todos aqueles que tomaram a primeira até o dia 30 de julho.

A partir desta sexta-feira (24) começa a aplicação no drive-thru do terminal rodoviária, das 7h30 às 17h30. Segundo a assessoria de imprensa, o município segue estratégia do PEI, Programa Estadual de Imunização.

Para receber a segunda dose é necessário apresentar documento com foto e o cartão de vacinação. Faltosos também podem procurar o drive-thru para receber a dose. Para vacinar esse público, Birigui recebeu 5.856 doses, que serão usadas exclusivamente para completar o esquema vacinal.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Shopping faz entrega de mil exemplares de livro em escolas e entidades de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como parte da programação do mês das crianças, a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *