RESTRIÇÕES - Comerciantes só podem receber até 40% de público a partir da próxima semana

Estado mantém horário do comércio para a próxima semana; abertura poderá ser até 22h a partir de junho

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

 

A fase de transição do Plano São Paulo foi estendida pelo governo estadual até o próximo dia 31 de maio. De acordo com anúncio feito nesta quarta-feira (19), todas as regiões do estado, incluindo Araçatuba, seguirão com as mesmas regras de funcionamento das atividades comerciais, com permissão de abertura entre 6h e 21h e o toque de recolher entre 21h e 5h. A partir de 1º de junho, o horário de funcionamento será estendido.

A única diferença na fase de transição em relação ao período atual se dará a partir do dia 24 de maio. Da próxima segunda-feira até o dia 31, todas as atividades comerciais, incluindo restaurantes, lanchonetes, salões de beleza, academias, além de atividades religiosas (Missas, cultos e afins) e culturais (cinemas, teatros, dentre outros) poderão receber até 40% da capacidade do público. Desde o começo de maio a capacidade permitida vinha sendo de 30%.

A atual fase de transição começou em todo o estado a partir do dia 18 de abril, quando voltou a ser permitida a abertura do comércio entre 11h e 19h. Na semana seguinte foi a vez dos restaurantes, barbearias e academias, que também puderam começar a atender no mesmo horário. Na oportunidade, a capacidade permitida era de 25%.

Com a melhora nos indicadores da pandemia, a abertura passou a ser permitida das 6h às 20h e com 30% de capacidade, passando para o horário atual das 6h às 21h que seguirá até o final do mês de maio.

De acordo com o governo estadual, a abertura com permissão de público restrita e escalonada visa combater as aglomerações nos estabelecimentos comerciais.

Flexibilização em junho

A partir do dia 1º de junho, o governo iniciará uma nova etapa do Plano São Paulo. O nome da nova “fase” não foi especificado. Dentre as principais mudanças estará um horário mais estendido para funcionamento de estabelecimentos comerciais, que passará a ser das 6h às 22h. A permissão de capacidade de público nos estabelecimentos passará a ser de 60%.

“A partir do dia 1º de junho, entraremos em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e 60% de ocupação dos locais. Vamos também iniciar um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo”, afirmou Doria. “Estamos avançando, mas com cautela, com prudência e recomendando às pessoas que continuem a usar máscara, a fazer distanciamento social, a fazer uso de álcool em gel e a lavar as mãos com frequência”, completou o governador.

A partir de junho, o toque de recolher seguirá em todos os 645 municípios do estado, porém das 22h às 5h.

Eventos piloto

Segundo a secretária de desenvolvimento econômico do estado, Patrícia Ellen, haverá o início da testagem rápida por meio de exames de antígenos. Isso permite que se saiba se a pessoa já teve contato com a covid-19.

O objetivo é realizar eventos piloto no estado e manter o monitoramento das pessoas durante as semanas seguintes a realização do evento, a exemplo do que já foi feito em outros locais do mundo, como na Espanha e na Inglaterra.

“os municípios deverão ter a estratégia de monitoramento de contatos atualizada e a testagem em ambientes privados.  Teremos reunião com o Governador no início da semana que vem para que possamos lançar oficialmente essa nova etapa”, disse a secretária. “A partir da semana que vem ter essa estratégia de testagens rápidas, junto com eventos piloto, pra que esses testes sejam realizados e a população que participe desses eventos seja monitorada nas duas semanas seguintes”, completou Patrícia Ellen.

Índices

Nesta quarta-feira (19), o estado de São Paulo registrou ocupação media de 79% nas UTIs com pacientes com sintomas graves de covid-19. Na região de Araçatuba, a media de ocupação de UTI é maior do que no estado, de 84%.

Já em enfermarias, a região de Araçatuba tem ocupação de 47%, enquanto o estado está com media de 60%.

 

MEDIDAS – Novas medidas anunciadas pelo estado; restaurantes poderão abrir até 22h em junho

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba registra 100 novos casos e tem diminuição de ocupação em UTI

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Araçatuba teve 7 mortes e mais 100 novos casos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *