ANÚNCIO - Vice-governador Rodrigo Garcia foi o responsável pelos anúncios desta sexta-feira

Estado de São Paulo volta para a fase vermelha

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A região de Araçatuba, bem como todas as demais regiões do estado de São Paulo, avançará para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de abril. Desde o último dia 15 de março, o estado todo estava na fase emergencial, que é ainda mais restritiva.

A medida foi anunciada no início da tarde de ontem pelo vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) em coletiva envolvendo os membros da equipe de governo no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (SP).

A fase vermelha havia sido anunciada pelo estado no começo do mês de março, por causa do avanço da pandemia e valeu entre os dias 6 e 14 do mês passado, quando o governo do estado decidiu restringir mais ainda as atividades e passar para a fase emergencial, que inicialmente iria até o dia 30, mas que no dia 26 foi prorrogada até o dia 11 de abril.

“A partir de segunda, avançamos para a fase vermelha do Plano São Paulo. Essa medida mostra claramente que o esforço feito pela população e pelo Governo de São Paulo nas últimas semanas começa a dar resultados”, afirmou o vice-governador e secretário de governo Rodrigo Garcia na entrevista de ontem.

Para justificar o retorno à fase vermelha, o governo argumentou que houve decréscimo de 17,7% em novas internações e de 0,5% ao dia em UTIs para pacientes em estado moderado ou grave e infectados pelo coronavírus.

O que muda?

Com a volta à fase vermelha, o comércio, bares e restaurantes continuam com atendimento presencial proibido. Porém, volta a ficar permitida a modalidade de retirada de produtos em estabelecimentos comerciais, que não era permitida na fase emergencial.

As lojas de materiais de construção, que durante a fase emergencial estavam atendendo no modo delivery, voltam a poder receber os clientes de forma presencial, porém, respeitando os protocolos sanitários, disponibilizando álcool em gel, respeitando o distanciamento e exigindo o uso de máscaras por colaboradores e clientes.

Também voltam a ficar permitidos os eventos esportivos, porém, só após às 20h. Com isso, o Campeonato Paulista de Futebol pode voltar a ser disputado normalmente com jogos após este horário.

Seguem proibidos os cultos religiosos, vendas de forma presencial no comércio considerado não essencial. O toque de recolher segue em vigor no mesmo horário em que estava funcionando na fase emergencial, entre 20h e 5h, quando há restrições de funcionamento inclusive para atividades essenciais e recomendação para que a população permaneça em casa.

Municípios da região

Em Araçatuba, o decreto mais restritivo termina também neste domingo, sendo que a partir de segunda-feira o município passa a obedecer às regras do Plano São Paulo.

Em Andradina, o comércio reabriu as suas portas na última terça-feira. O decreto que mantém as lojas, shopping e restaurantes abertos dura até este final de semana. A prefeitura ainda não havia publicado atualizado até o fechamento desta edição.

Multa em Guararapes

Já em Guararapes, a prefeitura divulgou que irá multar pessoas que estiverem com suspeita ou confirmação da covid-19 e que não estiverem respeitando o isolamento domiciliar. A multa aplicada será de R$ 290,90.

O paciente assinará um termo de que irá permanecer em casa até o diagnóstico do exame realizado dentro do município. A saída do isolamento será apenas mediante resultado negativo ou alta médica.

A prefeitura disponibilizou um disk denúncia pelo telefone 0800 770 1213, que estará disponível entre 7h e 17h de segunda à sexta-feira.

Fiscalização

A fiscalização contra aglomerações e eventos clandestinos continuará, de acordo com o governo estadual, com ações intensificadas mesmo com o encerramento da fase emergencial.

O Governo do Estado vai manter a atuação em conjunto com as Prefeituras para instalação de barreiras sanitárias em acessos a cidades turísticas, blitz contra eventos ilegais e fiscalização de protocolos sanitários nas atividades liberadas.

MUDANÇAS – Comércio segue sem poder atender de forma presencial

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais dois suspeitos de participação nos ataques a bancos de Araçatuba foram presos

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Dois suspeitos de participação nos ataques a bancos de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *