Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • PIX cresce 34% e se torna maior vetor da digitalização dos meios de pagamento no Brasil
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Hudson & Rex
    • Unidades de saúde abrem no sábado para vacina da gripe em Guararapes
    • Ainda é possível destinar parte do Imposto de Renda devido para Fundos Municipais
    • Prefeitura de Andradina apresenta à Câmara gastos com novos semáforos
    • Prefeitura abre inscrições para curso gratuito de turismo pedagógico
    • Conheça os indicados ao 23º Troféu Odette Costa; votação popular está aberta no site da Secretaria de Cultura
    • Prefeitura cria programa para fortalecer agricultura familiar e combater desperdício de alimentos em Araçatuba
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Espaço dedicado ao artesanato é inaugurado em Buritama
    Araçatuba

    Espaço dedicado ao artesanato é inaugurado em Buritama

    By jornalistacrispim17 de janeiro de 2023Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    PARCERIA - Empreendimento foi idealizado por grupo de artesãs a partir de cursos promovidos pelo SIRAN e pelo Senar-SP, com apoio da prefeitura
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Iniciativa

    Foi inaugurado no sábado (14), em Buritama (SP), o espaço Artesanato em Prosa. No local estão expostos itens produzidos por 10 artesãs locais, como macramê, crochê (várias técnicas), pirografia, pintura em madeira, pintura óleo em tela, bordados, laços, bonecas de pano etc. Os preços variam de R$ 10,00 a R$ 550,00.

     

    O empreendimento ocupa um cômodo e a varanda frontal da casa da modista, costureira e artesã Beatriz Marques Ferrari (Bia). Ela foi uma das idealizadoras da proposta, juntamente com Neusa dos Santos e Maria Abadia Silveira. Outras sete artesãs participam como parceiras consignadas.

     

    Também há parceria com a ONG Amor de 4 Patas, que disponibilizou aventais e panos de pratos, cuja arrecadação com a venda será revertida para a castração de gatos.

     

    Bia conta que pensou no assunto pela primeira vez em 2018, quando participou do programa Turismo Rural, promovido pelo SIRAN e pelo Senar-SP, com apoio da prefeitura. Atualmente, ela representa os artesãos no Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Buritama.

     

    “O instrutor Antonio Carlos Covolan nos orientou sobre a identificação de potencialidades e oportunidades de investimentos em empreendimentos turísticos no município e nas propriedades, resgate das manifestações histórico-culturais da cidade, princípios básicos de administração do turismo de forma lucrativa e sustentável, planejamento, implantação e gerenciamento de um empreendimento competitivo no mercado. Tudo isso foi muito importante para as ações seguintes”, explica a artesã.

     

    Com o cadastro da prefeitura de Buritama em mãos, o grupo reuniu artesãos que expuseram produtos em eventos, como feira das nações, Adora Buritama (evento gospel), Carnaval e feiras livres. Simultaneamente a essas ações, Bia e companhia participaram de cursos de bordado livre, marchetaria, bijouteria com sementes, cerâmica, assim como de vários outros do Sebrae, para a gestão do negócio.

     

    Novo Olhar

     

    De acordo com o zootecnista Carlos Belluzzo, coordenador das ações de capacitação promovidos pelo SIRAN/Senar-SP, o programa Novo Olhar, executado no ano passado em Buritama, foi fundamental para ampliar os horizontes e dar o estímulo final que faltava aos artesãos para agir.

     

    “O Novo Olhar cria possibilidades à promoção do desenvolvimento sustentável, conforme necessidades e realidades dos grupos envolvidos. Ele foi criado pelo Senar para desenvolver habilidades e atitudes de pessoas e grupos para a prática da organização comunitária como instrumento do desenvolvimento rural sustentável, além de buscar atender aos anseios e necessidades das comunidades rurais de forma participativa e democrática de acordo com a realidade socioeconômica”, detalha Belluzzo.

     

    Agora, cabe ao grupo de artesãs operar o empreendimento de forma a atrair os cidadãos de Buritama, assim como turistas (o município tem potencial turístico em razão da praia e ranchos à beira do lago da hidrelétrica Nova Avanhandava), para prestigiar e adquirir os produtos ofertados no Artesanato em Prosa. “Já estamos pensando inclusive em fazer saraus (reuniões festivas para ouvir música, dançar, ler textos literários e conversar dançar) para incrementar as nossas ações, além de futuramente contratar um funcionário para nos ajudar”, conclui Bia.

     

    Serviço

     

    – Empreendimento: Artesanato em Prosa

    – Local: Rua XV de Novembro, 865, Centro, Buritama

    – Dias e horários de funcionamento: de quinta a sábado em horário comercial

    – Contatos: (18) 99748-3429.

    – Instagram: @artesanatoemprosa2022

    – Facebook: /ArtesanaroEmProsa

     

     

     

     

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleComerciários de 15 municípios da região têm reajuste salarial retroativo a setembro
    Next Article Venda de material escolar movimenta o comércio em Araçatuba
    jornalistacrispim

    Related Posts

    Cidades

    Unidades de saúde abrem no sábado para vacina da gripe em Guararapes

    14 de maio de 2026
    Araçatuba

    Ainda é possível destinar parte do Imposto de Renda devido para Fundos Municipais

    14 de maio de 2026
    Andradina

    Prefeitura de Andradina apresenta à Câmara gastos com novos semáforos

    14 de maio de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.