MODELO - Com medida, aulas voltarão a ser realizadas de forma híbrida, como aconteceu no início do ano arquivo o liberal

Escolas voltarão a receber alunos a partir do próximo dia 19

Compartilhe esta notícia!

O momento ainda é delicado no combate à pandemia em Araçatuba, mas as escolas municipais estão prestes a iniciar nova tentativa de retorno presencial. Ontem, em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura informou ter decidido não prorrogar decreto que suspendia as aulas dentro dos estabelecimentos de ensino até 11 de abril. A medida vale também para as redes estadual e particular.

Com a alteração, ficou decidido que as escolas municipais da cidade voltarão a receber os alunos, com escala presencial alternada, a partir do próximo dia 19. As atividades haviam sido suspensas para evitar a circulação de pessoas e novos casos positivos de Covid-19.

Na nota divulgada pela administração municipal, a secretária de Educação, Silvana Sousa e Souza, diz que Araçatuba vai seguir a determinação de ter um ensino híbrido, no qual parte da jornada será presencial e outra de forma remota, com limite de até 35% dos alunos em sala. Assim começou o ano letivo na rede, em 8 de fevereiro, indo até o início de março, quando a houve a suspensão.

Desde então, as aulas voltaram a ser realizadas inteiramente remotas, como ocorreu em 2020 a partir de março, mês em que começaram a ser adotadas medidas restritivas para impedir a proliferação do novo coronavírus, transmissor da Covid-19.

PAIS

De acordo com o município, até a próxima terça-feira (13), os pais que não fizeram ainda a opção de recusa pelo ensino presencial vão poder fazer esta escolha por meio da plataforma digital, no endereço eletrônico aracatuba.demandanet.com.

“Neste caso, nós vamos respeitar a decisão dos pais e aí as crianças poderão continuar tendo acesso ao conteúdo de forma exclusivamente remota. Aqueles que já tinham aderido a esta opção, não precisarão se manifestar novamente. Está valendo o cadastro que ele já fez”, disse a secretária.

No restante da semana, as escolas farão a escala das aulas presenciais e informarão aos pais os dias e os horários de aula de seus filhos. “Neste momento, para maior segurança dos alunos do Ensino Infantil, eles serão atendidos em horário parcial. Não ficarão o dia todo na escola por medida de segurança”, acrescentou a secretária.

PLANO SP

O anúncio do retorno presencial ocorreu no dia em que o governo estadual divulgou que Araçatuba e todo o Estado avançarão para a fase vermelha do Plano São Paulo a partir da próxima segunda-feira. Desde o último dia 15, todo o Estado está na fase emergencial, considerada a mais restritiva.

Conforme O LIBERAL REGIONAL noticiou há um mês, entre fevereiro e março, quando parte das aulas estava ocorrendo de forma híbrida, pelo menos 40 profissionais da educação – entre professores e demais servidores – foram infectados em escolas da rede pública.

Desse total, 12 foram apenas professores de uma escola estadual, a Luiz Gama – a tradicional instituição de ensino da cidade tem 19 docentes. O número não considerava as demais escolas mantidas pelo Estado na cidade nem casos registrados nos estabelecimentos da rede privada. Por outro lado, balanço encaminhado pela Prefeitura à Câmara, atendendo a questionamento aprovado pelos vereadores, trouxe números da rede municipal. Segundo a Secretaria de Educação, em um mês, ou seja, de 8 de fevereiro, data de retorno das aulas, a 8 de março, 28 funcionários testaram positivo para a doença. Desse total, 12 eram professores e 16, profissionais que atuam nos diferentes setores das 68 unidades escolares mantidas pela Prefeitura. Apesar dos números, o município informava que os protocolos sanitários, dentre os quais lavagem das mãos, uso de álcool em gel, uso de máscaras e distanciamento, continuavam sendo exigidos. “A higienização das salas também foi realizada”, dizia a administração municipal, no documento.

VACINAÇÃO

Na próxima segunda-feira, a Secretaria de Saúde informa que iniciará a vacinação de profissionais da Educação (com 47 anos ou mais).

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Financiamento imobiliário em Birigui cresce 12,99% e supera R$ 729 milhões no mês de fevereiro

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI   O financiamento imobiliário do sistema bancário de Birigui …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *