15.5 C
Araçatuba
terça-feira, junho 28, 2022

Entidades programam ciclo de palestras sobre voto consciente a alunos da rede estadual 

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Encontro realizado na tarde dessa terça-feira na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Araçatuba, com a presença de representantes da própria ordem, do Observatório Social do Brasil (OSB), União das Entidades de Classe de Araçatuba e Região (Uecar) e da Secretaria de Estado da Educação, foi formalizado acordo para ciclo de palestras em escolas da rede estadual abordando o voto consciente. 

Embora inicialmente as palestras estão programadas apenas para Araçatuba, a OSB não descarta levar a iniciativa para outras cidades.

Segundo Walter Aguiar, da Uecar e da OSB, o acordo abrange 19 escolas estaduais de Araçatuba, mas vão priorizar 13 escolas que têm alunos na faixa etária de 16 a 18 anos, que podem votar este ano. Aguiar explicou que a OAB tem um programa volta ao público estudantil e que por isso está empenhada nessa ação de cidadania. As palestras serão proferidas por advogados indicados pela OAB.

De acordo com Aguiar, o foco são os alunos que vão votar e a ideia é realizar este trabalho todos os anos, criando uma consciência cívica dos jovens quanto à importância do voto. Ele disse que é importante os jovens saberem que do seu voto depende o futuro do Brasil. “Vamos orientar para que escolham bem os seus candidatos. Outro detalhe é não permitirem a troca de favor ou compra de voto dele e da família. É preciso votar consciente disse”, Walter Azevedo.

Para Walter Aguiar, o jovem precisa saber como funciona o sistema eleitoral, qual a diferença entre um senador e um deputado. “O jovem precisa pesquisar sobre os candidatos para não eleger maus políticos”, acrescentou.

As palestras devem começar em junho e vão terminar no fim de agosto ou início de setembro. Há necessidade de compatibilizar a disponibilidade de palestrantes com o calendário escolar. (Colaborou David Prates).

 

Ultimas Noticias