JUSTIFICATIVA - Plataforma afirma que pratica política de preços baseada em oferta e demanda 99 Foto: Germano Lüders 03/12/2018

Empresa de transporte de aplicativo explica valor cobrado de motoristas em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A assessoria de imprensa da 99, empresa de transporte por aplicativo, emitiu nota à redação do jornal O LIBERAL REGIONAL relativa à matéria publicada na edição do último domingo, sobre a queda em 75% do número de motoristas por aplicativo em Araçatuba. Houve uma queda de 1.200 para apenas 300 motoristas no município entre 2018, início dos serviços, e 2021.

Na reportagem, o representante da categoria em Araçatuba e região, Tiago dos Reis, afirmava que grandes operadoras como a Uber e a própria 99, aumentaram suas taxas de cobrança para os motoristas, mantendo o preço para os consumidores, o que inviabiliza o trabalho com as plataformas pela baixa lucratividade.

No texto da nota, a 99 afirma que o valor é definido a partir de uma equação que envolve demanda e oferta e que o compromisso é o de democratizar o acesso das pessoas às cidades com preços mais acessíveis.

“Do lado dos parceiros, o valor repassado considera a distância percorrida e o tempo de deslocamento. Para garantir maior eficiência na rotina dos motoristas parceiros e, consequentemente redução de custos variáveis, a 99 garante, por meio do Somos99 – programa de incentivo da companhia – um desconto de 10% nos abastecimentos em postos da rede Shell cujo pagamento seja feito via Cartão99 e por meio do app ShellBox. O benefício funciona nos 7 dias da semana e é válido para etanol ou gasolina”, diz trecho da nota, que responde trecho da reportagem em que o representante dos motoristas reclamava do alto preço do combustível como um dos fatores que implicavas na baixa lucratividade.

A assessoria ainda afirma que os motoristas parceiros da 99 ainda possuem a liberdade de definir a sua jornada de trabalho junto à plataforma e que desde o final do ano passado, a empresa retomou o volume de corridas em 100% se comparado ao período antes da pandemia, e afirma que desde então não houve alterações significativas.

A Uber, outra empresa de transporte de aplicativo citada na reportagem, não se posicionou sobre o tema até o fechamento da presente edição.

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Dia dos pais e novo horário a partir de hoje animam empresários do ramo gastronômico do município

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA A área da gastronomia em Araçatuba está comemorando o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *