DEPOIMENTO - Ex-governador e Ex-juiz, Wilson Witzel durante depoimento na CPI Covid REPRODUÇÃO

Em depoimento na CPI Covid, ex-governador do RJ pede quebra de sigilo da Mahatma Gandhi

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O ex-governador do Rio de Janeiro e juiz de direito aposentado, Wilson Witzel, fez graves denúncias quanto ao sistema de saúde em seu estado. Ele sugeriu aos integrantes da CPI que quebrassem o sigilo de diversas organizações de saúde. Witzel citou o nome de várias instituições. Por diversas vezes falou o nome da Mahatma Gandhi (Hospital Espírita Mahatma Gandhi), de Catanduva, que assumiu o gerenciamento dos serviços de Atenção Básica de Araçatuba em outubro de 2019. A OS teve atuação em várias instituições de saúde do Rio de Janeiro.

“A maior máfia do Rio de Janeiro é a da saúde. Quero dizer aqui claramente que existe uma cautelar criminal 35. Essa cautelar investigou várias OSs do Rio de Janeiro. Essa cautelar tem uma relação de OS. Eu vou encaminhar o nome dessas OSs e essa CPI pode e deve fazer a quebra de sigilo dessas OSs, porque aí nós vamos encontrar para onde está indo esse dinheiro”, disse o ex-governador, enumerando várias OSs. A Mahatma Gandhi foi citada pelo menos quatro vezes.

“Temos o depoimento do senhor Edson Torres. O senhor Edson Torres é réu confesso. Ele vem praticando crimes na área da saúde no Rio de Janeiro há muitos anos. Diz o senhor Edson Torres que essas OSs faziam parte do grupo que davam um caixinha. Peço a quebra do sigilo para saber para onde ia o dinheiro e quem recebeu. Fico preocupado porque pode ser até mesmo para o sistema de Justiça do país”, disse o ex-governador, enfatizando que o grupo pagava propina de 3 a 6%.

 

SUCESSÃO

A Mahatma Gandhi, conforme denunciou Witzel integra o esquema que ele qualificou de máfia, sucedeu a OS Associação Saúde da Família que atuou em Araçatuba durante cinco anos e meio. Em 2020, a OS de Catanduva recebeu mais de R$ 24 milhões da Prefeitura de Araçatuba. Este ano já foram mais de R$ 11 milhões.

A organização foi muito criticada pela demora nos exames clínicos realizados na rede básica. Antes estes exames eram feitos por rede local credenciada, mas a Mahatma Gandhi passou a fazer os exames diretamente. Houve queixas quanto à forma de coleta e à demora na divulgação.

 

Veja também

Construção da nova feira representa mais segurança e aumento nas vendas, relatam feirantes

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Muito além de um novo prédio, a inauguração da Feira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *