SOLUÇÃO - Município manda mensagens de whatsapp para moradores para lembrá-los da segunda dose

Em apenas três dias, município reduz faltosos de segunda dose através de mensagens de aplicativo

DIEGO FERNANDES – GUARARAPES

O município de Guararapes conseguiu em apenas três dias úteis diminuir em mais de 16% o número de faltosos da segunda dose da vacina contra a covid-19. Desde a última sexta-feira (15), o Departamento de Saúde da cidade está enviando mensagens via aplicativo de mensagens para os moradores, para lembrá-los de completar o ciclo vacinal.
A ideia partiu do próprio departamento e tem funcionado. Na sexta-feira, quando o trabalho começou, Guararapes possuía 2.020 pessoas que estavam com a segunda dose atrasada. Já na terça-feira (19), o número havia baixado para 1.680 faltosos. Ou seja, 340 pessoas procuraram o ponto de vacinação para completar o ciclo vacinal na sexta, segunda e terça-feira.
De acordo com a diretora do Departamento de Saúde de Guararapes, Sabrina Ramos, a escolha das pessoas que recebem as mensagens são aquelas que já possuem cadastro no VaciVida, sistema do governo estadual, e que estão com a segunda dose em atraso. Por já constar os dados da pessoa, como telefone celular, surgiu a ideia de mandar mensagens pelo Whatsapp para lembrá-las de tomar a segunda dose.
“A gente envia as mensagens via whatsapp para os números que a gente tem cadastrado das pessoas que no Sistema Vacivida consta como segunda dose em atraso. É uma iniciativa que a gente começou recentemente. No final da semana passada a gente começou a colocar em prática e está dando grandes resultados”, disse nesta semana.
Segundo a diretora de saúde, como grande parte da população do município tem acesso ao whatsapp nos seus aparelhos de celular, a intenção era chegar mais rapidamente a este público.
“A resolutividade desta busca ativa através desta ferramenta tecnológica, que é o whatsapp, onde todo mundo tem acesso, está sendo praticamente imediata”, completou.
O departamento de saúde de Guararapes pede cuidado para as pessoas para que não sejam enganadas com mensagens falsas. O órgão municipal apenas envia mensagens pelo número (18) 99795-9985. Qualquer outro número que enviar mensagens em nome do município deve ser desconsiderado pelo morador.
A vacinação em segunda dose dos faltosos está sendo feita na Escola de Bordados de Guararapes, que fica na Praça Waldemar Queiroz, número 1, no Centro. O local também recebe o público que precisa tomar a primeira e a terceira dose da vacina contra a covid-19.

Veja também

Central de Agendamento de teste Covid-19 será desativada

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *