13.9 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 23, 2022

Em 2022, mais de 90% dos alimentos da merenda serão da Agricultura Familiar

DA REDAÇÃO – ANDRADINA

Durante encontro do prefeito Mario Celso Lopes e o presidente da Cooperativa “Canteiro Agrário”, José Marcelino Cafeo e o diretor executivo, Fernando Magno, aconteceu a assinatura histórica do contrato da Merenda Escolar 2022 onde aproximadamente 90% dos gêneros hortifruti e granjeiros serão comprados de produtores da Agricultura Familiar. 

Também participaram do encontro o secretário de Governo, Ernesto Junior, o Secretário de Administração, Edgar Dourado, o secretário de Segurança André, o Coordenador da Merenda Escolar, Marcondes, que no ato representou a Secretária de Educação, Estela Goda, que se encontra em viagem, a produtora e agente comunitária de saúde Luzia Ferraiolo e, assessores de gabinete do prefeito.

Com a assinatura do contrato, esta será a primeira vez que o município comprará da agricultura familiar acima do limite mínimo de 30% estabelecido por Lei Federal. Para se ter uma ideia, no ano passado o contrato anual foi de R$ 294 mil e o desse ano será R$ 691 mil. A ação impulsiona a organização produtiva, garante renda ao pequeno produtor local, proporciona alimento saudável e de qualidade às crianças de nossas escolas e fortalece a economia do município.

O aumento foi possível porque a merenda deixará de comprar via edital, que facilita o acesso a empresas “atravessadoras”, vários itens que não eram comprados dos pequenos produtores organizados. Com isso, alimentos como abacaxi, alho, cebola, cenoura, goiaba, limão taiti, milho verde e tomate passam ter origem dos pequenos produtores andradinenses. 

O prefeito também exaltou a parceria entre a Prefeitura e a Cooperativa que segundo ele “tem demonstrado competência, seriedade, organização” e a equipe da Cozinha da Merenda Escolar que “produz uma merenda que é exemplo para o Brasil. 

“Acreditamos no poder da Agricultura Familiar e é nossa tarefa valorizar e incentivar essa iniciativa. É a produção de homens e mulheres do campo que vão direto para o prato dos nossos alunos da rede municipal”, disse o prefeito.

Cafeo agradeceu ‘à sensibilidade do prefeito Mario Celso e da Secretária de Educação, Estela Goda, em enxergar os produtores da agricultura familiar, acreditar e garantir o aumento do contrato, pois isso estimulará a produção, a diversificação e a permanência do homem no campo’.

 

 

Ultimas Noticias