BAIXO - Estoque de leite está 50% menor neste mês em Araçatuba

Doação de leite está mais baixa do que ano passado em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O Banco de Leite de Araçatuba está com poucas doações neste mês de outubro. O local que está acostumado a ter uma queda no número de doações no final do ano, por causa das festas, está vendo o estoque diminuir a cada dia ainda antes disso.
O mês de setembro teve uma captação de 140 litros de leite, sendo que o ideal para o mês é que haja a captação de pelo menos 200 litros do alimento. Já no mês de outubro, houve uma queda de 50% nas captações nas primeiras duas semanas.
Para efeito de comparação, ainda com a pandemia em um momento mais grave, em 2020, o mês de setembro teve 192 litros de leite doados, enquanto outubro teve uma captação de 150 litros.
Um dos motivos que pode ter atrapalhado as captações foi o feriado prolongado. Com a volta das atividades normais por causa da diminuição da pandemia, mais gente saiu de casa no período do dia 12 de outubro e teve menos dias para fazer as doações.
O Banco de Leite Humano de Araçatuba abastece 40 cidades da região e está intensificando a divulgação para angariar mais mães doadoras.
“O leite humano é mais do que um alimento. É um remédio, uma vacina para os bebês que estão nas UTIs neonatais. A gente pode até reduzir o tempo de internação com o fornecimento de leite humano”, explica a nutricionista do Banco de Leite de Araçatuba, Keny Tirapeli. “As doadoras são fundamentais nesse processo, sem doadoras não tem leite, então a gente precisa destas mulheres para ajudar na doação”, afirmou.
Até o primeiro semestre, o Banco de Leite contava com um grupo de 80 a 90 doadoras. O ideal seria ter pelo menos 160 litros de leite por mês.

Doação
A equipe do banco de leite vai até a casa da doadora, leva os fracos esterilizados e orienta sobre a coleta manual e armazenamento do leite. Toda a coleta é feita pela própria doadora de forma manual.
Cerca de 46 recém-nascidos são atendidos nos hospitais da cidade com este leite coletado. A Santa Casa possui atualmente 16 leitos na UTI Neonatal, que atendem pacientes de media e alta complexidade de 40 municípios. O Hospital Unimed possui 6 leitos na UTI Neonatal.
O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h30. Para informações sobre como ser uma doadora, o telefone é (18) 3636-1175. O local fica na rua Sacadura Cabral, 471, no bairro Aviação.

Veja também

Chuva com vendaval e granizo causa transtornos

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Chuva com rajadas de vento na tarde dessa segunda-feira (6), em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *