6.4 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Diocese de Araçatuba tem celebrações de Páscoa durante todos os dias do feriado

 

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Nesta Sexta-Feira Santa (15), os fiéis católicos terão várias opções de missas de celebração da data, o mesmo ocorrendo no final de semana da Páscoa. A data que marca a lembrança da morte e ressurreição de Jesus Cristo, contará com intensas atividades na Diocese de Araçatuba.

As atividades nas paróquias das 19 cidades da região que compõe a Diocese já ocorrem desde o Domingo de Ramos (10) e seguiram também nesta Quinta-Feira Santa (14). 

Hoje, a maior parte das paróquias terão reuniões com a presença de fiéis a partir das 15h, relembrando o horário da crucificação de Cristo, segundo as escrituras bíblicas. Isso ocorre na Catedral Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Sant´Ana, Santa Rita de Cássia, Bom Jesus da Lapa, Imaculado Coração de Maria, São Francisco e Santa Clara, Nossa Senhora de Fátima, Divino Espírito Santo, São Paulo Apóstolo, São Francisco de Assis, São João Batista e São Judas Tadeu, São Sebastião e Capela S. Domingos Sávio, todas elas em Araçatuba. Apenas a Paróquia Santo Antônio faz sua reunião às 18h.

O horário das 15h também é seguido por todas as paróquias de Andradina, Birigui e Guararapes. Já para o Sábado de Aleluia (16), as reuniões variam entre 19h, 19h30 e 20h. 

No Domingo de Páscoa (17), a maior parte das igrejas terá duas missas para a celebração da ressurreição de Cristo. Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, por exemplo, haverá reuniões às 10h e 18h. A missa das 10h será presidida pelo Bispo da Diocese Dom Sérgio Krzywy. Ele também preside a missa da Paixão do Senhor nesta sexta (15) e a reunião da Vigília Pascal no sábado (16), ambos na Catedral. 

Segundo a orientação episcopal, mesmo com a liberação por parte do governo estadual, ainda é recomendável a utilização de máscaras dentro dos espaços religiosos, assim como os demais protocolos de higiene, como a utilização do álcool em gel.

A assessoria de imprensa da Diocese de Araçatuba também lembra que está acontecendo a Coleta da Solidariedade da Campanha da Fraternidade em todas as comunidades. As duas últimas coletas da Diocese foram revertidas para ações de caridade, como o repasse de cestas básicas para as paróquias. 

De acordo com o padre José Carlos Guabiraba, da Catedral Nossa Senhora Aparecida, a celebração da Páscoa é de fundamental importância para renovação da fé e da esperança para todos os fiéis. 

“A Páscoa de Cristo é também a Páscoa de todos nós que acolhemos a sua luz por meio do Evangelho. Vivemos tempos sombrios, em que a pandemia, a guerra ou as guerras, os extremismos ideológicos e tantas outras formas de violência nos amedrontam imensamente”, afirma. “Contudo, a luz do Cristo, vencedor da morte e do pecado, nos enche de força e de esperança e nos faz ver os sinais de vida nos homens e mulheres que acreditam na paz, que partilham coisas e afeto, enfim, que são luz num mundo contraditório. Páscoa é aurora de um novo dia. Confiemos”, concluiu o Padre. (Com informações da Diocese de Araçatuba)

 

15

Ultimas Noticias