CONSERTO - CPFL trabalha na rua General Osório, onde poste e árvore foram derrubados pelo vento

Dia seguinte: equipes e população trabalham para consertar prejuízos do temporal em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Durante todo o dia de sábado (2) e até mesmo a noite o trabalho de rescaldo foi intenso em Araçatuba para recuperar e consertar o que foi perdido devido ao temporal que atingiu a cidade na tarde de sexta-feira (1).
Ao longo da madrugada e de todo o dia, equipes da CPFL e da Sosp tiveram de trabalhar muito para a retirada de galhos de árvores e para recuperar postes de energia elétrica que foram derrubados por causa da forte ventania. Empresários também trabalhavam para recuperar os prejuízos causados com destelhamento de empresas e quedas de fachadas e luminosos. Até a tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros ainda não havia informado o número de ocorrências registradas. Segundo a Defesa Civil, dezenas de árvores caíram com o vendaval.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL voltou neste sábado aos principais cenários de destruição em Araçatuba da sexta-feira para conferir como estava sendo o dia seguinte de moradores e transeuntes e para acompanhar o trabalho das equipes de rescaldo.
Na Praça Olímpica, que fica em frente ao estádio municipal Adhemar de Barros, funcionários da secretaria de obras levaram uma motosserra para cortar os galhos da árvore de grande porte que caiu sobre bancos e duas motocicletas no local. Por volta de 10h da manhã, com apoio da polícia, o trabalho no local estava sendo realizado.
Neste mesmo local, um trecho da rua Euclides da Cunha seguia interditado na manhã de ontem devido à queda de uma árvore, que bloqueou a via, impedindo a passagem de veículos. O local foi sinalizado com uma placa de “trânsito impedido”, assim como ocorreu na própria Praça Olímpica enquanto era realizado o trabalho de retirada da árvore.
Na rua Cristiano Olsen, funcionários de uma garagem de veículos também estavam recolocando o letreiro e o luminoso do local, que são acoplados, e foram derrubados com a ventania. O mesmo trabalho de recuperação de letreiro luminoso estava sendo feito também em uma loja que vende materiais para impressoras, que teve o letreiro derrubado na rua Luiz Pereira Barreto. Um caminhão auxiliava na recolocação do objetivo, neste sábado, por volta de 10h.
Em uma empresa de materiais de construção na rua Aguapeí, funcionários trabalhavam para reaver os prejuízos, já que o local foi destelhado na sexta-feira. Enquanto isso, uma parte dos trabalhadores mantinha o serviço normal de transporte dos materiais. Quando a reportagem passou por lá, por volta de 10h30, o prédio onde funciona a empresa seguia destelhado.
Na rua Aguapeí, onde parte de um imóvel caiu sobre três carros, neste sábado, os veículos já haviam sido removidos, bem como os tijolos e concreto que caíram, mantendo apenas o cenário de destruição no local onde ficava.
Na rua General Osório, equipes da CPFL trabalhavam para retirada do poste que foi derrubado após a queda de uma árvore de grande porte durante o temporal. Por causa da queda, além do poste derrubado, os fios de energia também foram derrubados no chão. O trabalho estava em fase inicial durante a manhã de ontem.
Em alguns locais, galhos ou parte de árvores que caíram foram apenas deslocados para a calçada, para não impedir o trânsito de veículos. Casos como este ocorreram na avenida Saudades e também na rua Carlos Gomes.

Falta de energia
Até o final da tarde deste sábado, a CPFL ainda trabalhava para restabelecer a energia elétrica em todos os bairros de Araçatuba. Na maior parte dos locais a energia foi restabelecida ainda na tarde de sexta ou até o período da noite e da madrugada.

Porém, alguns pontos da cidade seguiram sem energia durante todo o sábado, como foi o caso de bairros nas imediações da Lagoa do Miguelão e do Jardim das Oliveiras, que tiveram corte no fornecimento por volta das 15h de sexta, e até ontem no fim do dia continuavam sem energia.

Em nota, a CPFL Paulista afirmou que Araçatuba foi uma das cidades mais afetadas em sua rede de distribuição. Segundo o texto, os fortes ventos danificaram componentes da rede elétrica e as equipes iniciaram a recomposição ainda na tarde de sexta-feira.
A nota da empresa confirmou ainda que a maior parte dos locais atingidos já haviam tido o seu fornecimento restabelecido até fim da tarde. Foi dada prioridade para circuitos elétricos que atendem áreas como unidades de saúde, serviços de água, e locais com maior volume de consumidores, como áreas comerciais.
O texto ainda cita o município de Birigui, que também foi afetado pelas quedas de energia, e que também manteve equipes da CPFL em trabalho durante o sábado para o restabelecimento dos serviços.
“Neste momento, as equipes continuam totalmente mobilizadas e atendem os casos pontuais de falta de energia. Não há mais concentração de clientes desabastecidos em uma região. O trabalho terá continuidade durante a noite”, disse a empresa por meio de nota às 17 horas.

Ferido
O homem de 56 anos que foi atingido por uma árvore enquanto andava de motocicleta durante a tempestade na avenida Pompeu de Toledo, seguia internado na Santa Casa de Araçatuba até o fechamento desta edição.
Segundo nota da assessoria de imprensa do hospital, a suspeita de traumatismo craniano da vítima foi confirmada. Além disso, houve múltiplas fraturas na face. O paciente seguia intubado e com quadro clínico grave, porém, estável.
O acidente envolvendo o motociclista ocorreu no trecho da avenida Pompeu de Toledo que fica entre a rua Duque de Caxias e a avenida Saudade. O homem conduzia uma Honda CG quando foi atingido por uma árvore que foi arrancada pela raiz com a força do vento. Na manhã de ontem, a árvore já havia sido removida pelo Corpo de Bombeiros.

Comércio
As lojas do comércio que precisaram fechar mais cedo na sexta-feira, voltaram a funcionar novamente neste sábado. Os estabelecimentos da área central e ruas do Fico e Marcílio Dias abriram suas portas às 9hrs. O movimento no calçadão já era intenso na manhã de ontem, quando a reportagem esteve no local.

RETIRADA – Equipes da Sosp fazem a poda de galhos para retirava de árvore que caiu sobre motos na Praça Olímpica

 

PREJUÍZO – Empresários recuperam luminosos caídos durante a tempestade

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Speed Park conclui mais uma edição da escolinha de kart

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – BIRIGUI A escolinha de kart é um projeto gratuito, realizado …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *