Depois de vários dias com frio, temperaturas vão subir em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Araçatuba e cidades da região estão vivendo um ano com temperaturas atípicas. Já foram três ondas de frio com ocorrência de geadas e até mesmo temperaturas negativas em várias cidades. No entanto, nos próximos dias a situação será completamente diferente. Embora há meteorologistas que falam sobre novas ondas de frio em agosto, mas menos intensas do que as anteriores, a reportagem pesquisou em três institutos e em todos els há previsão de temperaturas acima de 15 graus (mínimas) e acima de 30 graus (máximas), podendo chegar a quase 40 graus.

De acordo com o Climatempo, agosto será marcado pela neutralidade do oceano Pacífico, ou seja, nem El Niño ou La Niña. O mês é o mais seco do ano na maior parte do Brasil, incluindo o estado de São Paulo. As previsões indicam chuva um pouco acima da média no leste do estado, com volumes em torno dos 50mm. Já nas demais áreas, principalmente no norte paulista, a chuva fica entre a média e abaixo da média. 

O Climatempo previa três frentes frias neste mês de agosto. A primeira seria nessa semana – dia 5. Houve queda da temperatura, mas nada comparado à semana anterior. A outra deve ocorrer por volta do dia 18 e a terceira na última semana. Porém, isso deve ocorrer apenas em determinadas regiões do Estado, mas ao Norte (próximo à divisa com Minas Gerais) e ao Sul (divisa com o Paraná). Já na região noroeste, onde se encontra Araçatuba, as temperaturas devem ser elevadas e não há previsão de chuva.

 

MATO GROSSO DO SUL

Diferente dos últimos dias de julho, que tiveram frio intenso com potencial para geadas, a primeira quinzena de agosto terá aumento do calor. Na avaliação da coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Valesca Fernandes, o grande destaque  serão as temperaturas. 

“As temperaturas podem ficar próximas a 40°C que reduzem a umidade relativa do ar, e potencializam o risco de queimadas e incêndios florestais”, destaca. 

Ao longo desta semana as máximas ficam em torno dos 30°C, porém a partir do fim de semana os termômetros já podem atingir os 40°C, especialmente parte do sudoeste, e regiões pantaneira e norte. 

Uma das principais características do mês de agosto é justamente o tempo seco, e de acordo com o Cemtec a tendência é de chuvas abaixo da média. “Pelo menos até o dia 18 de agosto”, explica Valesca.

Com relação ao frio, Desirée Brandt da Somar Meteorologia explica que para todo o mês, são esperadas três ondas de frio, porém nenhuma delas comparável ao frio ocorrido no final do mês de julho e nas ondas de frio anteriores de 2021.  

 

ARAÇATUBA

A reportagem pesquisou três institutos – Climatempo, IPMet (Unesp-Bauru) e Metsul quanto à temperatura em Araçatuba, que reflete a realidade da maioria das cidades da região.

No Climatempo, entre este sábado (7) e o dia 20 (sexta-feira), a mínima será de 13 graus domingo e segunda-feira e depois sobe, chegando a 21 graus no dia 18. Já a temperatura máxima será sempre acima de 30 graus (31 neste domingo e 37 graus no dia 17).

Quanto à previsão do Metsul, entre os dias 7 (hoje) e 16, a mínima será 14 graus no dia 13 e a máxima de 39 graus no dia 16. No IPMet, a mínima será na segunda-feira (9) com 15 graus e a máxima no dia 12 (quinta-feira), com 35 graus,

 Não há previsão de chuva nas duas próximas semanas.

EQUILÍBRIO – IPMet prevê temperaturas entre 15 e 35 graus nos próximos dias
CALOR – Metsul prevê temperatura de 39 graus no dia 16 de agosto

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *