Home Cidades Araçatuba Deic é inaugurada em Araçatuba com representantes da polícia do estado e participação de Doria

Deic é inaugurada em Araçatuba com representantes da polícia do estado e participação de Doria

10 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGFO FERNANDES – ARAÇATUBA

Foi inaugurada oficialmente no início da tarde desta terça-feira (27) a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil de Araçatuba. Também foi inaugurado o mesmo serviço em Presidente Prudente e ambas as inaugurações contaram com a participação do governador João Dória (PSDB) de forma virtual.

Em Araçatuba, estiveram presentes pessoalmente o secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, além do Delegado Geral da Polícia do estado, Ruy Ferraz Fontes. Enquanto isso, o secretário de segurança pública do estado, General João Camilo Pires de Campos, esteve presente na inauguração de Presidente Prudente.

A unidade em Araçatuba é subordinada ao Deinter 10 e foi instituída através de decreto em fevereiro. Desde o dia 1º de março, a Deic já estava em funcionamento dentro do prédio da Central de Polícia Judiciária. São ao todo 20 salas ocupadas pela Deic dentre as 80 do prédio que foi reformado e entregue em 2018, no último ano do governo Geraldo Alckmin (PSDB).

A estrutura conta com uma ala com dois andares e outra com três, contando com elevador e rampas de acordo com a lei de acessibilidade. Além de auditório para 100 pessoas, gerador de energia para casos de pane na rede elétrica, carceragem, salas cofres para drogas e armas e câmeras de vigilância.

A equipe é composta por 41 funcionários e deverá ser reforçada com profissionais oriundos de concursos públicos. São mais de 20 viaturas à disposição.

Desde março, a equipe da Deic de Araçatuba foi responsável pela prisão de 438 pessoas, além de ter recolhido mais de 320 quilos de entorpecentes e nove armas de fogo ilegais.

Na Deic funcionam a Dise – Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes, DIG – Delegacia de Investigações Gerais, Delegacia de Investigações Sobre Homicídios, GOE – Grupo de Operações Especiais, e o Seccold – Setor Especializado de Combate aos Crimes de Corrupção, Organização Criminosa e Lavagem de Dinheiro.

Trabalho conjunto

Para o delegado de polícia divisionário da Deic Araçatuba, Paulo César Cacciatori, o trabalho conjunto dos policiais civis é o grande benefício que a região está tendo desde o início do funcionamento da unidade, em março.

“A cidade ganha instrumentos importantíssimos para o combate dos crimes graves, porque antes nós trabalhávamos individualizados, cada unidade tinha o seu esforço próprio no combate ao crime, e hoje nós estamos unidos na Deic, mas interligados com outras Deics, então tudo facilita, tudo ajuda, para o combate à criminalidade. São mecanismos de combate aos crimes graves”, afirmou o delegado

Para o delegado geral da Polícia no estado, Ruy Ferraz Fontes, com o funcionamento do Deic em Araçatuba fica clara a maior eficiência do trabalho de investigação dentro da polícia na cidade.

“Fica muito claro que nós estamos tornando mais eficiente a desenvoltura do trabalho policial com a aglutinação dos policiais que tratam dos crimes de maior complexidade em um local só e trocando informações com certeza eles vão ter o melhor resultado em tudo que eles fazem”, concluiu.

De acordo com o governador João Dória (PSDB), que participou virtualmente da cerimônia diretamente do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo na Capital Paulista, a unidade de Araçatuba é a 6ª das 11 Deics inauguradas sob seu comando em todo o estado.

“A nossa promessa era de dez unidades até dezembro de 2022 e nós entregaremos 11. Fazendo isso no momento em que já ficam prontas e disponíveis à população”, afirmou o governador ainda no início da cerimônia.

Presidente Prudente

Subordinada ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior 8 (Deinter 8), a Deic de Prudente, também inaugurada oficialmente nesta terça-feira (27), é composta pela junção das delegacias de investigações Gerais (DIG), Sobre Entorpecentes (Dise) e sobre Homicídios, além do Grupo de Operações Especiais (GOE).

A unidade atua no combate aos crimes de maior relevância: crime organizado, lavagem de dinheiro, homicídio e latrocínio, crimes contra o patrimônio (roubo a banco e roubos de maior repercussão), tráfico de drogas, além de realizar ações preventivas com o GOE.

Atuando com mais de 40 policiais e 25 viaturas, a Deic foi instalada em um imóvel alugado no Jardim Santa Helena. O imóvel conta com quatro pavimentos, contando o subsolo destinado a estacionamento, 47 salas, 18 banheiros, três copas e quatro celas.

A unidade foi criada por meio de decreto estadual em fevereiro para otimizar o efetivo e realizar operações conjuntas. Até o mês passado, a Deic já prendeu 420 pessoas, apreendeu 6,7 toneladas de drogas e retirou 10 armas ilegais de circulação.

O secretário de segurança do estado, General João Camilo Pires de Campos, presente pessoalmente em Presidente Prudente para a inauguração, ressaltou que a região possui os melhores índices criminais de todo o território paulista.

“Nós estamos na área com os melhores índices criminais do Estado. São os mais baixos índices do Brasil”, informou.

Foto: Inauguração Deic (54)

Crédito: Antônio Crispim

Legenda:

Foto: Inauguração Deic (43)

Crédito: Antônio Crispim

Legenda:

REPRESENTANTE – Secretário executivo da Polícia Civil, Youssef Abou Chahin, veio a Araçatuba para inauguração da Deic

Foto: Inauguração Deic (74)
Crédito: Antônio Crispim

Legenda:

FUNCIONAMENTO – Deic já está funcionamento desde 1º de março no prédio da Central de Polícia Judiciária

Compartilhe esta notícia!