15.5 C
Araçatuba
terça-feira, junho 28, 2022

Decreto recomenda uso de máscara em ambientes fechados em Araçatuba

Diego Fernandes – Araçatuba

Após aumento nos casos de covid-19 no mês de maio, o município de Araçatuba passou a recomendar a utilização de máscaras em ambientes públicos e privados. A medida foi publicada em decreto no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (26). 

O texto também reforça a necessidade de manter as medidas consideradas importantes para conter o avanço da covid-19, como a higienização das mãos, uso do álcool em gel, além de evitar aglomerações e lugares fechados e pouca circulação de ar.

A justificativa para o decreto é o aumento progressivo de transmissão do coronavírus no município. Segundo dados da saúde, a média saltou de 20 para 100 casos por dia, um aumento de 400%, isso desde o início do mês de maio. 

O texto ainda leva em consideração as mudanças climáticas, com a diminuição da temperatura, que já ocorreu na última semana e deve ocorrer novamente na semana que vem, além da diminuição da umidade relativa do ar, condições mais propícias para síndromes respiratórias. 

Apesar do decreto, não há obrigatoriedade do uso de máscaras, apenas a recomendação. A publicação do município lembra que os locais onde a máscara segue obrigatória são em locais destinados à prestação de serviços de saúde – unidades básicas de saúde, pronto-socorro, hospitais e clínicas – além do transporte público de passageiros e nos seus locais de embarque e desembarque. A obrigatoriedade está prevista em decreto estadual. 

No texto, a saúde do município afirma que segue fazendo o monitoramento de casos de covid-19 e há a possibilidade de novas recomendações em caso de necessidade. 

Consequências

O aumento de casos de covid-19 já causou o fechamento de duas escolas neste mês em Araçatuba. 

As escolas Vitor Trindade (Industrial) e José Machado Neto foram fechadas por surtos de covid. Outras escolas como Lauro Bittencourt e Maria Adelaide também tiveram casos, e segundo apurou a reportagem, algumas tiveram pelo menos algumas salas fechadas.

Já na Câmara Municipal, quatro servidores tiveram covid-19 e um outro foi afastado por estar com caso positivo em casa. O prédio do legislativo tem um comunicado afixado recomendando o uso de máscara no local. 

 

Ultimas Noticias