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quarta-feira, maio 18, 2022

Curso de Pedagogia FEA obtém nota máxima em avaliação do MEC

A Faculdade da Fundação Educacional de Araçatuba (FAC-FEA) já é conhecida por ser uma das poucas que sustentam nota 4, em uma escala máxima de nota 5, no IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC (Ministério da Educação). Este ano a faculdade teve mais uma conquista, obteve nota máxima (5) no IDD, um indicador resultante de pesquisa realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério.
A coordenadora do curso de Pedagoagia da FAC-FEA, Márcia Elaine Catarin Vignoto, explicou que a FAC-FEA já se encontra no nível das melhores faculdades do país, inclusive vem mantendo a nota 4 no índice geral de cursos, e nota 5 conquistada pelo curso de pedagogia consolida o alto nível de qualidade de ensino e estrutura oferecidos pela faculdade.
A coordenadora atribui a conquista ao trabalho de uma equipe muito bem organizada, qualificada e acima de tudo integrada e disposta a buscar os ideais em torno de um ensino de qualidade, dentro da missão da FAC-FEA. Márcia explica ainda que a nota 5 foi do curso, e para se chegar a este índice são realizadas uma série de avaliações, sendo que no caso da FEA, a nota foi para o curso como um todo, e não apenas em um item isolado.
Os resultados que comprovaram a posição de destaque da FAC-FEA no ranking nacional das faculdades, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior que dele derivam – o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Esperado e Observado (IDD) – foram apresentados pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em coletiva de imprensa na semana passada, em Brasília (DF), juntamente com um perfil dos participantes da edição.
O Conceito Enade e o IDD são dois dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior calculados anualmente pelo Inep, a partir da combinação do resultado do Exame com outras bases de dados. Enquanto o Conceito Enade é um indicador calculado a partir dos desempenhos dos estudantes concluintes dos cursos de graduação, o IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Enem.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Expressos em escala contínua e em cinco níveis, são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. O Conceito Enade avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Enade. O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) mede o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e suas características de desenvolvimento ao ingressar no curso de graduação avaliado. O Conceito Preliminar de Cursos (CPC) combina, em uma única medida, diferentes aspectos relativos aos cursos de graduação: desempenho dos estudantes, valor agregado pelo processo formativo oferecido pelo curso, corpo docente, e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo. O Índice Geral de Cursos (IGC) é resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, que envolve as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das IES.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

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