27.7 C
Araçatuba
terça-feira, agosto 16, 2022

Cuidado com os falsos amigos

FERNANDA COLLI

São tantas lutas, tantos impasses diários para podermos conquistar nossos projetos, nossos sonhos, que quando olhamos para nossas conquistas nos enchemos de orgulho e com uma vontade imensa de compartilhar a felicidade com outras pessoas. Com amigos principalmente.
Devemos sempre nos policiar sobre divulgar nossas conquistas. Existem pessoas que não suportam que alguém seja feliz ou conquiste algo considerável. Nos preocupamos tanto em nos blindar contra as pessoas que se declaram não gostar de nossa trajetória, que não levamos em conta a possibilidade de pessoas que dizem estar do nosso lado torcerem contra nossa vitória. E são essas pessoas que precisamos ter muito cuidado.
Comece a observar quem realmente te aplaude. Quem vibra com cada vitória em sua vida. Olhe ao seu redor e observe o comportamento das pessoas, em como elas reagem quando algum grande feito seu é exposto. Preste atenção em cada feição e principalmente em cada gesto cada vez que você fica feliz de verdade.
O apontamento deste texto não tem a pretensão de fazer com que as pessoas desistam ou desacreditem em amizades verdadeiras, porque sim, existem e são essenciais para a nossa vida; a reflexão inferida é justamente para que haja uma análise de quem está próximo de você realmente porque é seu amigo.
Porque de nossos “inimigos declarados” já podemos esperar um ato negativo ou uma tentativa de nos destruir, agora um amigo falso não se trata apenas de uma sabotagem constante como uma frustração quando descoberto. Pense nisso. E o mais importante: não permita nem que inimigos, muito menos falsos amigos tire jamais a glória de suas conquistas e a sua felicidade.

Fernanda Colli pedagoga, psicopedagoga, Arte Educadora, presidente do Conselho Municipal de Cultura

Ultimas Noticias