VOLUME - GS Inima Samar monitora o volume de água do Ribeirão Baguaçu ANTÔNIO CRISPIM

Crise hídrica ameaça abastecimento de água 

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

O Brasil está vivendo a mais rigorosa estiagem dos últimos 91 anos. Isso traz sérias consequências, como a redução do nível dos rios e reservatórios. Como consequência direta, as operações na Hidrovia Tietê-Paraná já foram suspensas. Mas o quadro pode ficar ainda mais grave com a queda na produção de água e energia. As concessionárias que atendem Araçatuba, CPFL (energia) e GS Inima Samar (água) desenvolvem campanha para reduzir o consumo. O governo federal também desenvolve campanha neste sentido. Não há previsão de chuva para Araçatuba e nesta semana, os termômetros podem chegar a 39 graus e a umidade relativa do ar pode cair a 11%. Esse quadro agrava a situação, pois aumenta o consumo de água. 

De acordo com o Climatempo, a semana começa com a aproximação de uma frente fria em São Paulo, que se deslocará para o oceano rapidamente. A nebulosidade aumenta no extremo sul paulista e pode chover fraco em áreas do litoral, o que inclui a região da Baixada Santista e Vale do Ribeira, porém, é mais aumento de nebulosidade do que chuva. A temperatura cai um pouco na faixa litorânea de São Paulo, mas longe de fazer frio. Já na região noroeste, a previsão é de temperatura elevada e sem chuva. Pode chover no fim de semana em algumas regiões de Mato Grosso do Sul.

No interior de São Paulo várias cidades já estão adotando sistema de rodízio (racionamento), como Araraquara, Bauru, Campinas, Itu e São José do Rio Preto, entre outras. Já na região de Araçatuba, várias cidades apresentam problemas de abastecimento bem acima do normal, com bairros registrando falta d’água por longos períodos, como Birigui e Guararapes.

 

ARAÇATUBA

A GS Inima Samar está monitorando o nível do Baguaçu (50% do abastecimento) do Rio Tietê (40%). A empresa já fez testes com balsa para captação de água no Tietê, caso o nível reduza ainda mais. De acordo com o Operador Nacional do Sistema, responsável pelo gerenciamento dos níveis dos reservatórios do país, o volume útil do reservatório de Três Irmãos está com apenas 18,84% e Ilha Solteira com 20,05%. Quanto ao nível dos reservatórios, está em 324,40 metros.

 

QUALIDADE

Com o baixo volume dos rios, aumentam os micro-organismos na água e as empresas concessionárias têm mais custo para tratamento. 

 

PRODUÇÃO

A produção de água continua estável, com uma média mensal de 2 milhões de m³. O consumo por habitante é de 220 litros por dia, o dobro do recomendado pela OMS, que é de 110 litros/dia. Além de medidas técnicas para evitar o racionamento de água – como o combate às perdas e setorização da distribuição de água – a GS Inima SAMAR também iniciou em julho uma ampla campanha sobre o uso racional da água.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Salsaretti deve gerar até 600 empregos diretos com aumento de linha de produção em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!  A empresa Salsaretti, um braço do grupo Predilecta, em Araçatuba, anunciou nesta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *