14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Crianças vão à rua conscientizar moradores sobre risco da dengue

No último sábado, dia 4, as crianças que fazem parte do projeto Sábado Animado, da Igreja Presbiteriana de Araçatuba, fizeram uma passeata para conscientizar os moradores vizinhos da igreja, no bairro Jardim Planalto, sobre a importância de se combater o mosquito Aedes aegypti.
A pedagoga Daniele Lima Panegossi, que é voluntária no projeto explica que a dengue tem sido uma triste realidade em Araçatuba. “Buscamos conscientizar as crianças para que elas possam mostrar para as outras pessoas como devemos evitar a proliferação do mosquito. A diferença está nas nossas atitudes e em nossas mãos”, explica.
A passeata, que foi realizada no período da manhã, teve cartazes confeccionados pelas próprias crianças. A pedagoga destaca que o objetivo da ação é fazer com que as crianças se sentissem como verdadeiros agentes contra o mosquito. A ação teve o apoio da Guarda Municipal, que interrompeu o trânsito para uma maior segurança das crianças.
Uma agente de saúde também esteve presente, e de acordo com Victor Emmanuel Ferreira, de 10 anos, a presença dela foi muito importante. “Eu já sabia algumas coisas sobre a dengue, mas, tinham outras que eu fui descobrir neste sábado”, conta.
“Eu não posso reclamar com outras pessoas sobre deixar água parada, tenho que começar por mim, ir aos bairros aconselhando, junto com os amigos recolher lixo na rua, ainda mais o que pode acumular água”, explica o menino de apenas 10 anos e que já está no combate contra o Aedes.
Araçatuba já registra mais 960 casos confirmados de dengue. A Vigilância Epidemiológica de Araçatuba já decretou epidemia na cidade. Só no bairro onde a igreja está localizada, mais de 30 casos da doença já foram confirmados.

Heloisa Alves
Araçatuba

Ultimas Noticias