Da Redação – Araçatuba
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizou na quarta (19) e quinta-feira (20) oitivas com 12 servidores públicos da Prefeitura.
A comissão foi criada em 2025 e apura se o serviço público de saúde do município está observando os preceitos constitucionais relativos à universalidade, integralidade e equidade no acesso às ações e serviços de saúde.
Os servidores que prestaram depoimentos à comissão são seis assistentes administrativos, um atendente, um contador, uma auxiliar de enfermagem e três enfermeiras, sendo uma delas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
“São perguntas voltadas para as partes técnica e administrativa, principalmente para quem fez a gestão da saúde naquele momento e como é agora, como era o desempenho político na época e agora, as alterações pontuadas e que não foram cumpridas e quais são as constatações agora que não estão sendo abraçadas pela gestão”, explicou o presidente da CPI, vereador João Pedro Pugina (PL).
De acordo com o presidente da CPI, após a realização das oitivas, a documentação será encaminhada ao relator e aos órgãos públicos competentes.
“Nós estamos fazendo os levantamentos do que foi apresentado para essa Casa de Leis, tanto por parte dos vereadores quanto por parte da população. A partir das respostas, nós iremos ver os desdobramentos e acredito que muita coisa será esclarecida”, afirmou João Pedro Pugina.
A CPI da Saúde teve o prazo prorrogado e deve encerrar os trabalhos em novembro. Além do vereador João Pedro Pugina, também integram a CPI da Saúde os vereadores Damião Brito (Rede) e Arlindo Araújo (Solidariedade).

