22.5 C
Araçatuba
quinta-feira, junho 30, 2022

Consumidores respondem ao Dia dos Namorados e comércio registra bom movimento no sábado

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As lojas de perfumes, joias e vestuário foram as mais procuradas do centro de Araçatuba neste sábado (11), último dia para as compras relacionadas ao dia dos namorados.

Mesmo com o horário estendido do comércio até 18h ontem, logo pela manhã, os estabelecimentos especializados nestes produtos localizados no calçadão de Araçatuba já registravam bom movimento de consumidores.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve no calçadão por volta das 9h30, apenas meia hora após a abertura das lojas, e algumas delas já recebiam um público acima do normal em outras datas.

O primeiro lugar visitado pela reportagem foi uma famosa loja de joias e relógios fica no calçadão da Marechal. Por lá, a procura era grande por estes artigos, que estão entre os mais consumidos nesta época do ano.

Perto dali, uma loja de perfumes formava fila de consumidores do lado de dentro aguardando atendimento. O setor, que também tinha previsão de grande aumento para o começo de janeiro, exatamente por conta da data, foi um dos mais procurados pelos clientes que deixam o presente para a última hora.

Em outro espaço no calçadão, uma loja de roupas de rede, que costuma ser uma das mais movimentadas do local, também recebia um grande público logo no começo dos trabalhos deste sábado. Com muita gente observando as araras de roupas, a loja mantinha uma fila grande para o caixa, o que demonstra que o consumo também foi grande, já que é o último local para finalizar as aquisições.

Além do dia dos namorados, a temperatura mais fria deste final de semana também levou a população as compras para reforçar os guarda-roupas para o inverno, que chega ainda neste mês. 

Uma loja de artigos diversos registrou movimento no setor de gorros e luvas de frio, exposto bem na entrada do estabelecimento. No momento em que a reportagem registrou em fotos o movimento, por volta de 9h30, a temperatura era de 16 graus Celsius. 

Crescimento

De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, as vendas do dia dos namorados devem trazer um crescimento entre 5% e 8% para as lojas de toda a cidade, na comparação com o mesmo período do ano passado.

O gerente da Associação previu, inclusive, que o crescimento das vendas também aconteceria por conta do frio. 

“A gente começa a dizer que quando chega o frio, ou quando chega o inverno, isso aquece as vendas, faz com que as pessoas saiam às ruas”, afirmou o gerente executivo da Associação Comercial de Araçatuba, Osney Ferracioli, em entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL no início da última semana. 

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, o dia dos namorados é a terceira principal data de vendas do comércio no ano, atrás do Natal e dia das mães. 

Ele confirmou estudo da Fecomércio SP, que aponta que o crescimento do varejo em junho está muito atrelado à importância da data para o estímulo do consumo.

“Se não fosse o dia dos namorados, a previsão era de baixa, toda data comemorativa do comércio contribui positivamente. Em uma data que não é festiva a estatística apresenta venda “X”, mas a data festiva aumenta sempre 3% ou 4%”, analisou o dirigente lojista.

 

FRIO – Temperatura mais baixa também estimulou compra de artigos de inverno
Crédito: Diego Fernandes1240

Ultimas Noticias