Comunidade se une para recolher lixo de praça

Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Em vez de cobrar, reclamar ou, simplesmente, criticar, eles preferiram a ação. E o resultado, desde o começo da semana, pode ser visto na praça Diogo Júnior, bairro Santana, em Araçatuba.
Ponto de referência daquela tradicional localidade próxima ao Centro, o espaço público estava tomado por sujeira, galhos, folhas e lixo, muito lixo. O cenário, desde domingo, é outro.
Todo o trabalho de remoção dos resíduos na praça foi feito por um grupo de moradores que se mobilizou nas redes sociais. Cerca de dez amigos virtuais abriram mão do dia dedicado ao descanso e ao lazer para fazer o mutirão.
Segundo apurou a reportagem, foram foram retirados, ao todo, 90 sacos de lixo. O material foi deixado sob a calçada, ainda no domingo, e recolhido pela Monte Azul Ferraz, bem cedinho, a pedido da Prefeitura. Nada atrapalhou a abertura dos portões da Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Francisca Arruda Fernandes e da EE (Escola Estadual) Vitor Antônio Trindade, que fica bem em frente à praça.
A ideia da mobilização veio após a divulgação, nas redes sociais, de vídeo, mostrando a necessidade de limpeza do local. Entre um comentário e outro na postagem, um internauta sugeriu que os moradores “arregaçassem as mangas” e dessem exemplo para as autoridades e a população.
Devido ao sucesso da ação, o grupo continuará com a iniciativa. No feriado desta sexta-feira, por volta das 9h, os voluntários irão se reunir novamente para limpar outra praça, a da Santa Casa.
IMPORTÂNCIA
Trabalhos como esse, se virassem regra, ajudariam bastante o poder público na tarefa de cuidar dos espaços públicos em Araçatuba. De acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, a cidade tem, hoje, 157 praças públicas. A limpeza e a manutenção é de responsabilidade da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos). Esses serviços são realizados em algumas praças de maior fluxo de pessoas, com a periodicidade de 15 a 20 dias, as demais, mediante programação da pasta em conjunto com a Monte Azul Ferraz.
Na atual administração, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Programa Abrace o Verde, concluiu a reforma da Praça Armando Carli.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Hoje tem carreata e missa de São Cristóvão em Três Lagoas

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS Neste domingo (25) a Igreja Católica celebra o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *