11.8 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Comércio pode abrir no dia de Tiradentes; bancos funcionam hoje e sexta-feira

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

As lojas do comércio de rua poderão abrir nesta quinta-feira (21), feriado de Tiradentes. De acordo com calendário do Sincomércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, comerciantes que quiserem poderão abrir os seus estabelecimentos das 9h às 15h. Bancos, lotéricas e correios fecham na quinta, mas voltam a funcionar na sexta (22).

De acordo com a convenção coletiva de trabalho, decidida no começo do ano entre o sindicato patronal e o Sincomerciários, Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e região, serão sete feriados em que o comércio poderá funcionar na cidade em 2022, a começar por este desta quinta-feira. 

Os demais feriados que terão o comércio aberto em Araçatuba são Corpus Christi (16 de junho), Revolução Constitucionalista (9 de julho), Independência (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Dia de Finados (2 de novembro) e Aniversário de Araçatuba (2 de dezembro). 

Na sexta-feira, as lojas abrem em horário normal, das 9h às 18h, e no sábado, das 9h às 14h. 

Além do comércio, shoppings e supermercados também funcionam no dia do feriado e também nos demais dias do final de semana prolongado. 

No caso dos shoppings, o funcionamento de lojas e quiosques ocorre das 13h às 19h nesta quinta-feira, dia do feriado, sendo que áreas de lazer e praça de alimentação funcionam entre 12h e 22h. Na sexta e no sábado, horário normal, das 10h às 22h, e no domingo, horário das 13h às 19h para lojas e quiosques novamente.

Os supermercados funcionam no horário de domingo no feriado de quinta, sendo que cada loja adota um período diferente de funcionamento, com estabelecimentos do tipo abertos entre 7h e 21h. Os horários seguem normais na sexta (entre 7h e 23h), sábado (entre 7h e 22h) e domingo (entre 7h e 21h). 

Bancos e Correios

De acordo com a Febraban, a Federação Nacional dos Bancos, as agências bancárias físicas estarão fechadas no dia do feriado, porém, reabrem no dia seguinte, sexta-feira, em horário normal.

Internet banking e caixas eletrônicos seguirão funcionando normalmente durante todo o feriado. As contas com vencimento para o dia 21 de abril poderão ser pagas no dia 22 sem acréscimo de juros. 

Casas Lotéricas e agências dos Correios também fecham no feriado e voltam a funcionar na sexta-feira. 

Repartições públicas

Foi decretado ponto facultativo em Araçatuba na sexta-feira, portanto, as repartições públicas, secretariais, unidades básicas de saúde e o Atende Fácil funcionam apenas até esta quarta-feira, voltando à abertura normal apenas na próxima segunda-feira (25).

Apenas os serviços essenciais serão mantidos, como os de segurança com a Guarda Municipal, e os de saúde com o SAMU e o pronto-socorro. O Hospital Municipal funcionará todos os dias para aplicação das vacinas contra a covid-19 e gripe.

Hospitais

Tanto a Santa Casa de Araçatuba quanto o Hospital Unimed seguirão com atendimento normalizado 24 horas por dia para urgência, emergência e casos de internação. O serviço também é considerado essencial e não tem interrupção. 

 

Ultimas Noticias