11.8 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 19, 2022

Com adiamento do carnaval, comércio pode funcionar em Araçatuba

Comércio funcionando normalmente com repartições públicas e agências bancárias fechadas. É o que vai acontecer no período reservado para o carnaval, dias 28 de fevereiro e 1º de março, em Araçatuba.

Por causa da pandemia de covid-19, todas as festas que poderiam acontecer no período foram canceladas. Já desde o ano passado, mesmo ainda sem a variante ômicron em circulação, Araçatuba já tinha decidido não realizar eventos de carnaval, como blocos, festas e desfiles das escolas de samba.

 

Com o aumento no número de casos, todos os eventos que aconteceriam em cidades do estado foram cancelados ou adiados. O desfile das escolas de samba, tradicional evento da Capital Paulista, foi deslocado para o mês de abril.

 

Por causa disso, houve o pedido de sindicatos comerciais em algumas cidades para que as lojas pudessem funcionar normalmente.

 

Em Araçatuba, por exemplo, os comerciantes estão livres para abrirem seus estabelecimentos nos dois dias reservados ao carnaval. Não haverá exigência por lei de pagamento de hora-extra a funcionários pelo trabalho nestes dois dias, por não ser considerado feriado. Com isso, as lojas de rua poderão funcionar em horário normal, das 8h às 18h, enquanto as lojas de shopping podem seguir o rito normal, das 10h às 22h.

 

De acordo com Gener Silva, presidente do Sincomércio de Araçatuba e vice-presidente regional da Fecomércio SP, caso as lojas resolvam abrir, os colaboradores estarão sujeitos à falta e desconto no salário caso não compareçam ao trabalho, salvo algum acordo com os empregadores.

 

Bancos

 

As agências bancárias não vão funcionar nos dois dias reservados ao carnaval no calendário. Na última semana, a Febraban, Federação Nacional dos Bancos, anunciou que as unidades não vão funcionar nos dias 28 de fevereiro e 1º de março em nenhuma cidade do Brasil. O motivo é uma resolução do Banco do Central, que manteve o calendário de feriados bancários.

 

Além disso, na quarta-feira de cinzas, dia 2 de março, as agências bancárias só vão abrir após o meio-dia. A medida também vale para Araçatuba e para todas as cidades da região.

 

Por causa dessa medida, as contas com vencimento nos dias 28 de fevereiro e 1º de março poderão ser pagas normalmente no dia 2, sem acréscimo de multa. Os serviços de internet banking e caixas eletrônicos vão seguir funcionando normalmente.

 

Repartições Públicas

 

As repartições públicas municipais e estaduais em Araçatuba não vão funcionar nos dois do carnaval na próxima semana. O governo do estado e a prefeitura decretaram ponto facultativo nos dois dias.

 

Com isso, seguirão funcionando apenas serviços essenciais, como SAMU, Guarda Municipal, Polícias Militar, Civil e Federal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, além de hospitais públicos como a Santa Casa de Araçatuba, o Pronto-Socorro Municipal; e hospitais particulares como o da Unimed. 

 

 

Ultimas Noticias