SECO - Quarta-feira foi de alta temperatura em Araçatuba ANTÔNIO CRISPIM

Chuva pode voltar à região, mas temperatura deve subir ainda mais na próxima semana

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com os termômetros passando dos 39oC nesta quarta-feira (8) em Araçatuba e Andradina, o INMET, Instituto Nacional de Meteorologia, e a Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiram alertas de baixa umidade para a região, com índices variando entre 12% e 20%. O quadro deve mudar um pouco mais entre esta quinta (9) e sábado (11), com os institutos de meteorologia apontando possibilidades de chuva na região.

Durante a tarde desta quarta-feira, Araçatuba registrou uma das mais altas temperaturas do ano, com 39o C no período da tarde, mesmo com tempo ensolarado, porém com nuvens. Já em Andradina, foi registrada a temperatura mais alta da região, com 39,9o C.

No período da tarde de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia alertou para o tempo seco em uma grande faixa que vinham desde o interior de estados do Nordeste, como Ceará, Piauí e Pernambuco, até o interior de São Paulo nas regiões de Araçatuba e Andradina, passando no caminho pelos estados da Bahia, de Minas Gerais, e de praticamente todo o território de Goiás, e pegando parte do Mato Grosso do Sul na região de Três Lagoas. O alerta emitido foi na cor laranja, que indica maior perigo. 

Já a Defesa Civil do estado emitiu um alerta às 14h45 por conta da baixa umidade do ar em Araçatuba, dando dicas como evitar a exposição solar e aumentar o consumo de água e alimentos que contenham líquido para manter a hidratação do corpo.

De acordo com o site Climatempo, porém, há possibilidades de chuva nesta quinta (9), sexta (10) e sábado (11) para a região de Araçatuba, sendo 8 milímetros hoje e amanhã e 5 milímetros no sábado, o que deve ser o suficiente para elevar a umidade do ar para 80%. 

O recomendável pela OMS, a Organização Mundial da Saúde, é que os índices de umidade fiquem entre 60% e 80%, índices ideais para a vida humana. 

Já a previsão do Metsul é mais moderada, a prevê possibilidade de 0,1 milímetro de chuva para hoje, 1,8 na sexta, e 1,9 no sábado. 

 

Mais calor

O período mais úmido, porém, termina no início da próxima semana, onde a meteorologia prevê tempo ainda mais seco e quente do que o vivido até ontem na região de Araçatuba. 

Para a próxima terça-feira (14), a previsão é de temperatura máxima de 41o C e umidade relativa do ar mínima em 11%, segundo o Climatempo. Já segundo o site Tempo Agora, na segunda-feira (13) a máxima pode chegar aos 42o C. 

 

Prejuízo

O clima seco e quente vem prejudicando a produção de alimentos in natura e as plantações de cana-de-açúcar, interferindo nos preços de cereais, legumes, verduras e carnes nos supermercados e ajudando a causar maior alta nos combustíveis, principalmente o etanol, derivado da cana-de-açúcar. 

 

MOLHAR – Meteorologia prevê pouca chuva em Araçatuba
REPRODUÇÃO

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Polícia Rodoviária Federal apreende quase uma tonelada de maconha em Penápolis

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – PENÁPOLIS No início da tarde de domingo (26), equipe da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *