6.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 18, 2022

Birigui lidera pelo segundo mês consecutivo a geração de empregos na região

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Com 446 postos de trabalho criados em fevereiro, resultado de 1.687 admissões e 1.241 demissões, Birigui liderou novamente a geração de empregos na região, de acordo com os dados do Novo Caged, do  Ministério do Trabalho e Previdência, divulgados nessa terça-feira. Araçatuba ficou em segundo lugar, seguida de Penápolis e Andradina, que no mês passado teve saldo positivo. Em janeiro, o saldo de Andradina foi negativo.

Segundo o pesquisador em economia local e regional, professor Marco Aurélio Barbosa de Souza (FAC-FEA), é o segundo mês do ano que os maiores municípios da região apresentam resultados positivos no mercado de trabalho. E, com os números alcançados, contribuem para o desempenho regional no segundo mês do ano, puxando a empregabilidade nos 43 municípios da Região de Araçatuba. 

Para Souza, a região entra em 2022, exibindo recuperação em sua economia e boas perspectivas de crescimento econômico. O pesquisador avalia como diferencial, os resultados por setores produtivos, tendo a indústria e o setor de serviços, os elementos alavancadores da empregabilidade no primeiro bimestre. Com isso, a região fortalece sua estrutura produtiva e amplia suas oportunidades com o fomento do setor de serviços, que tem hoje, no turismo, um eixo importante de dinamismo e geração de emprego e renda. 

Em relação a Birigui, que se destacou no cenário regional nos dois primeiros meses do ano, o fortalecimento de outros setores industriais, potencializados pelas políticas públicas locais, é muito favorável a própria cidade e região, em decorrência dos efeitos multiplicadores positivos para vários municípios, cujos trabalhadores são empregados na indústria local.

 

SÃO PAULO

De acordo com o Caged, o Estado de São Paulo teve saldo positivo de 98.262 postos de trabalho. Foram 643.261 admissões e 544.999 desligamentos. O melhor desempenho foi do setor de serviços, com 66.727 de saldo positivo.

 

BRASIL

 O Brasil fechou o mês de fevereiro de 2022 com a criação de 328.507 empregos formais, segundo balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). O saldo de fevereiro foi resultado de 2,013 milhões de contratações e 1,685 milhão de desligamentos. Segundo a pasta foi o melhor resultado para o mês da série iniciada em 2010, perdendo apenas para 2021, quando o saldo foi de 397.915 postos.

 

NÚMEROS – Os dados do Novo Caged foram divulgados nessa terça-feira
REPRODUÇÃO

Ultimas Noticias