Bancos limitam atendimento a casos improrrogáveis e sugerem uso de meios digitais

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DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

A preocupação com o coronavírus tem provocado a corrida da população a alguns serviços, e os bancos estão entre os mais procurados. Entretanto, as agências bancárias de Araçatuba e região, como as de todo o País, têm seguido as orientações do Ministério da Saúde e autoridades sanitárias com o objetivo de conter a pandemia mundial da covid-19. Entre as orientações, é para que os clientes procurem as agências somente para tratar de assuntos improrrogáveis ou que não possam ser feitos pelos canais digitais, eletrônicos ou telefone.
A maioria dos bancos reduziu o número de funcionários nas agências, fazendo com que trabalhem de casa, quando possível, e tem limitado o atendimento a pequenos grupos de clientes por vez. Tudo para evitar a aglomeração de pessoas, uma das orientações do Ministério da Saúde, que segue o protocolo da Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, os funcionários que trabalham na limpeza das agências estão higienizando objetos e equipamentos de uso do público, o que se torna inviável se não houver limitação do atendimento.
Para que as orientações do Ministério da Saúde sejam cumpridas, o Sindicato dos Bancários de Araçatuba e Região confeccionou faixas que serão afixadas na entrada das agências pedindo a colaboração dos clientes e esclarecendo-os sobre a necessidade das medidas adotadas. O atendimento limitado foi um acordo entre o movimento sindical bancário e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) neste momento em que todo o mundo luta para contar a pandemia.
A própria Fenaban tem divulgado orientações e esclarecimentos aos clientes. Pelo link https://portal.febraban.org.br/AtendimentoBancos, os clientes encontram uma relação de bancos e as múltiplas formas de atendimento de cada um. Veja as alternativas por meios eletrônicos:

CANAIS DIGITAIS
Internet banking e Apps bancários – Realizam quase todas as operações bancárias de onde o cliente estiver (Verifique com o seu banco qual o procedimento para cadastrar a sua senha e utilizar todos os serviços disponibilizados pelo Internet Banking e APPs).
Redes Sociais – Facebook, Linkedin, Twitter e Instagram são alguns exemplos das mídias usadas para levar informação e manter o cliente conectado com a instituição.
Caixas Eletrônicos – Além dos caixas próprios de seu banco, a rede Banco 24 Horas atende com as mesmas vantagens e facilidades e não cobram tarifas adicionais para realização de operações bancárias.

CANAIS TELEFÔNICOS
Central de Atendimento – Deve ser utilizado para realizar serviços transacionais:
– Saldos e extratos
– Pagamentos, resgates, transferências e demais transações
– Informações e dúvidas


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