Baep deverá chegar no segundo semestre a Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O 12° Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) deve ser instalado no CPI 10 (Comando de Policiamento do Interior) de Araçatuba a partir do segundo semestre deste ano. É o que adiantou o Comandante Paulo Augusto Leite Motooka durante entrevista à reportagem.
A expectativa é de que com a instalação haja uma reestruturação na polícia, até mesmo com o aumento do efetivo militar. “Nós estamos trabalhando, fazendo alguns preparativos e ajustes, mas creio que no segundo semestre o batalhão será instalado”, revelou.
Em agosto do ano passado, o governador João Doria (PSDB) anunciou a novidade para a região, ao lado do Comandante Geral da Polícia Militar, Marcelo Vieira Salles. Desde então, a área atendida pelo CPI 10 se prepara para a mudança.
Ainda de acordo com o coronel, uma reestruturação é esperada internamente, a contar com o aumento do efetivo e a chegada da cavalaria. “Por exemplo, o Canil, que hoje pertence à Força Tática, passa para o Baep. Mas, a Força Tática vai continuar como está”, afirmou.

DIFERENÇAS
O Batalhão de Ações Especiais de Polícia é responsável pela execução de ações táticas de polícia ostensiva e de preservação da ordem pública, ações de controles de distúrbios civis, policiamento com cães e policiamento montado.
Atualmente existem dez Baeps no estado, nos municípios de Campinas, Piracicaba, Santos, São José dos Campos, São Paulo (zonas leste e central), Barueri, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente e São José do Rio Preto. As unidades especializadas foram criadas para combater o crime de maneira mais ostensiva, já que as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.
O último Baep inaugurado foi em dezembro do ano passado no município de Piracicaba. Com um efetivo que ultrapassa 200 policiais e 30 viaturas, o Batalhão conta com três grupos de canil, distribuídos entre a cidade-sede e os municípios de Rio Claro e Sumaré.
Além disso, as equipes passam por um intenso treinamento. São aplicadas disciplinas específicas do treinamento da Rota, 2º Batalhão de Choque, 3º Batalhão de Choque, COE (Comandos e Operações Especiais) e Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais).
Os policiais do Baep estão aptos para patrulhamento tático, gerenciamento de crises e negociações com reféns, busca e localização de artefatos explosivos, conduta de patrulha em locais de risco, controle de multidões e policiamento em eventos e praças desportivas.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Marechal Rondon tem mais de 40 obras em execução entre Araçatuba e Andradina

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDE – ARAÇATUBA A Via Rondon, empresa concessionária que administra a Rodovia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *