Movimento de aviões no aeroporto de Araçatuba supera Bauru e Marília

Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – Araçatuba

O Aeroporto Dario Guarita, de Araçatuba, está passando por obras, que devem, terminar próximo mês. As melhorias estão sendo feitas principalmente nas pistas principal e auxiliar. O investimento do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp) é da ordem de R$ 4,5 milhões. Com investimentos, o governo estadual quer valorizar o aeroporto, que deve ser privatizado ainda este ano. Entre os aeroportos administrados pelo Daesp, o de Araçatuba fica em quinto lugar, tanto em volume de passageiros como de voos regulares e não regulares (voo ou série de voos operados sem sujeição a normas governamentais sobre regularidade, continuidade e frequência).

No aeroporto araçatubense há dezenas de aviões de pequeno porte que operam em voos não regulares. Geralmente são empresários de diversos setores com interesses econômicos em outras cidades e até mesmo em outros estados. Em média, o aeroporto registra diariamente 30 operações de pouco de decolagem, o que o coloco entre os de maior movimento no Estado considerando apenas as unidades administradas pelo Daesp.

Ao longo de 2019, Araçatuba registrou 10.423 operações (pouso e decolagem) regulares e não regulares, ficando atrás apenas de Ribeirão Preto (34.9209),  Sorocaba (28.324), São José do Rio Preto (20.429) e Presidente Prudente (12.988). Araçatuba fica à frente de Bauru (7.237) e Marília (5.644).

Com 115.671 passageiros no ano passado (voos regulares e não regulares), o Aeroporto de Araçatuba ficou atrás apenas de Ribeirão Preto, com 923.617, São José do Rio Preto com 816.016, Presidente Prudente., com 319.059 e Bauru (Arealva) com 137.149. Araçatuba fica à frente de Marília (73.756) e Sorocaba (43.627). No final de outubro do ano passado, Araçatuba recebeu mais duas empresas aéreas. A Voepass começou a operar no fim de outubro e a Gol, no inicio de dezembro. Isso proporcionou aumento de 77% no volume de passageiros em comparação com o ano de 2018.

Como se observa, o aeroporto de Sorocaba tem uma situação atípica. Fica em sexto lugar em movimento de passageiro e é o segundo em número de voos. Isso explica por ter poucos voos regulares (geralmente com muitos passageiros) e muitos voos não regulares (poucos passageiros). para exemplificar. em Sorocaba cada voo tem apenas 1,5 passageiro. Já em Araçatuba são 11 passageiros por voo

a8 Avião Passaredo Pousando


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Gestantes participam de palestra sobre saúde bucal

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – GUARARAPES   Seguindo todos os protocolos e medidas de segurança …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *