14.7 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Araçatuba ultrapassa 60% de vacinados contra a gripe, mas está distante da meta

Pela primeira vez, Araçatuba ultrapassou a marca de 60% de imunizados contra o vírus Influenza. De acordo com dados divulgados pela saúde do município no final da última semana, são mais de 48 mil pessoas que procuraram as vacinas contra a gripe até o momento. O Ministério da Saúde espera que pelo menos 90% do público seja vacinado.
A imunização contra a gripe já está liberada para todos os grupos, mas a campanha do Ministério da Saúde tem como grupos prioritários as crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos acima de 60 anos, professores, pessoas com comorbidades, dentre outros grupos.
O grupo com maior procura pela vacina até o momento são os trabalhadores da saúde. Praticamente 64% deles já se vacinaram. Dos 8.739 profissionais que atuam em hospitais, pronto-socorros, UBSs e clínicas da cidade, 5.590 já tomaram o imunizante.
Entre os idosos, a cobertura está em pouco mais de 57%, já que 21.355 pessoas na faixa etária acima dos 60 anos estão imunizadas. Segundo estimativa do município, 37.438 pessoas estão neste grupo dentre os moradores de Araçatuba.
O índice de crianças vacinadas também aumentou e passou da metade, chegando a quase 53%. Neste grupo, são estimados 9.913 moradores, sendo que 5.229 foram levados pelos pais para tomar a vacina.
Com a volta às aulas dos alunos da rede municipal de ensino ocorrida na semana passada, é recomendado pelas autoridades de saúde que os pais levem os seus filhos para se vacinar contra a gripe, já que o contato com outras crianças aumenta a possibilidade de transmissão de síndromes gripais em caso de não proteção.
Ainda há grupos com o índice baixo de vacinação como gestantes (41%), professores (38%), pessoas com comorbidades (37%) e puérperas (23%).
A recomendação do Ministério da Saúde era de que pelo menos 90% do público alvo se imunizasse.
As vacinas contra a gripe estão disponíveis nas unidades básicas de saúde em Araçatuba e estão sendo aplicadas de segunda à sexta. As UBSs da zona urbana funcionam das 7h às 19h e as UBSs da zona rural abrem das 8h às 15h. As unidades do Planalto, Umuarama I e Pedro Perri funcionam em esquema especial das 7h às 22h.

Ultimas Noticias